A escritora Adriana Sydor lança no dia 7 de junho, às 19h, na Livraria da Vila em Curitiba, o livro “Sete confissões capitais e outros pecados”, publicado pela Travessa dos Editores. Na obra, a autora exercita a autoconsciência partindo dos sete pecados capitais (vaidade, inveja, preguiça, ira, avareza, gula e luxúria), para encadear reflexões e conclusões pungentes. Tais como: “É correto afirmar que algumas felicidades me atrapalham”; “o que eu quero agora é a alforria definitiva da frase ‘o que vão pensar de mim’”, “a humildade só tem lugar no mundo de hoje se for postiça”, “tenho necessidade do reconhecimento de minhas causas”.
A autora observa que os sete pecados capitais, inicialmente pensados pelo papa Gregório Magno no século 6, e firmados por São Tomás de Aquino no século 13, dizem muito sobre o que é ser humano. Aquino listou os pecados que dos sete originais se desdobram, formando uma lista de quase cinquenta – o ódio que brota da inveja, a traição que vem da avareza, e por aí vai. Assim que, talvez por uma espécie de herança moral, o homem vive ainda hoje em constante conflito interno, mesmo que a postura socialmente aceita seja a de soterrar os demônios interiores sob camadas de ilusões.
As crônicas do livro de Adriana Sydor pegam o caminho inverso da humanidade que tratou de achar um lugar confortável para conviver com tantas proibições. A obra, que traz no início de cada um dos sete capítulos uma das partes que compõem o quadro “Os sete pecados mortais”, do holandês Hieronymus Bosch, é um corajoso exercício confessional sem meias palavras: “porque a escrita é minha salvação e aprendi a fazê-la a partir dos meus motivadores, o que vai aqui é um pouco de mim”. Em “Sete confissões capitais e outros pecados”, autora cruza a via-crúcis do autoconhecimento.
A autora – Adriana Sydor possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná. Foi diretora (AM e FM) - Rádio e Televisão Educativa do Paraná, consultora pedagógica do Portal Educacional (Positivo Informática) Centro Internacional de Tecnologia de Software. Atualmente é redatora - Mil Compassos; colunista - Revista Ideias e editora - Travessa dos Editores. Ministra oficina para professores "Música em Sala de Aula". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: música nacional, programa radiofônico, programa de auditório, educação para professores e literatura.