Inspirado em um dos capítulos do livro “O Circo e a Cidade – Histórias do Grupo Circense Queirolo em Curitiba”, de Luiz Andrioli, a peça teatral em formato ópera rock “O Casamento da Filha do Palhaço: Uma Ópera Rock”, conta a história de uma família circense ambientado nas décadas de 1950 e 1960. A trama se passa em Curitiba, onde uma bela trapezista de circo itinerante se casa com um playboy sedutor. O casamento desagrada ao pai da artista que é o dono de uma das maiores companhias de circo do país. Por anos, a artista se vê dividida entre dois mundos: o lirismo circense e a paixão agressiva do marido. O fim da vida mambembe e as transformações sociais da década de 1960, como a chegada da televisão, são determinantes para que a companhia não resista aos novos tempos.
Neste projeto, pretende-se resgatar a história de importantes personagens do universo circense, utilizando a ópera rock para contá-la. É consenso geral que a principal característica de uma ópera compartilhada pela ópera rock é a narrativa consistente, centrada em seres humanos, seus conflitos e problemas, que relata tais aspectos de forma coesiva e coerente.
O projeto une as linguagens da ópera rock, do circo e também do teatro. A direção é de Laura Haddad, atriz, diretora e produtora cultural que já atuou em diversas produções locais e nacionais. Ela conta com um elenco de grandes nomes da cena artística paranaense, como Edson Bueno, Mauricio Vogue e Mauro Zanatta. Beto Bruel, um dos iluminadores mais respeitados do país, assina a iluminação do espetáculo, juntamente com Lucas Amado.
O Espetáculo: O Casamento da Filha do Palhaço: Uma Ópera Rock estreia dia 31/05 (sexta-feira), às 20h, e fica em cartaz até 16 de junho, de quarta a sexta, às 20h. Sábados e domingos sessões das 19h às 21h. O Teatro José Maria Santos fica na Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, em Curitiba. Os ingressos são gratuitos e a classificação etária é livre.
Crédito das fotos: Maringas Maciel