O Festival Mia Cara 2019, que celebra a cultura italiana, terá sua 9ª edição começando na próxima semana. A abertura do evento será na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273), em Curitiba, com apresentação do violinista Francesco D'Orazio e do pianista Giampaolo Nuti, dia 29 de maio (quarta-feira), às 20 horas. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados nas bilheterias do locL, a partir de uma hora antes do espetáculo.
Francesco D'Orazio já foi eleito o melhor solista da Itália e seu repertório inclui compositores clássicos e contemporâneos, como Igor Stravinsky ("Suite Italiene"). Estão confirmadas ainda as canções "Sonata in Sol" de Maurice Ravel, "Due Pezzi" de Luciano Berio e "Improvviso n.2 'Un Diavolo Sentimentale'" de Nino Rota.
Todos os eventos culturais do Mia Cara são gratuitos. O único evento que terá cobrança de entrada no Mia Cara 2019 é a Feira Gastronômica, que acontece dias 1º e 2 de junho no Museu Oscar Niemeyer (ingressos a R$ 10 inteira e R$ 5 meia).
O Mia Cara Curitiba segue até 9 de junho, com programação que traz exposição, música, balé, dança folclórica, cinema e palestra. A agenda completa está disponível no site www.miacara.com.br. Entre os destaques estão músicos italianos de relevância no cenário internacional, a exposição “2.8 Seta-Re” (com obras impressas em lenços de seda) e uma mostra de cinema sobre Luchino Visconti.
A realização é da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, do Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura em Curitiba. O projeto foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania com patrocínio master da Havan. Patrocínio ouro: Unicesumar e Casillo Advogados. Além de Curitiba, Florianópolis e Joinville também receberão o Mia Cara 2019.
Concerto de abertura – Sobre os artistas
Nuti nasceu em Florença, onde iniciou os estudos de música, seguindo para Imola onde teve aulas com Franco Scala. Vencedor de diversos prêmios na Itália,se apresentou em dezenas de países, da Suécia e Alemanha até Quênia, China e Japão. Chegou a lecionar no México, na Rússia e em Bogotá, entre outros. Participou do consagrado Festival do Sol da Toscana, mais recentemente, e é regularmente convidado a participar de júris de competições internacionais de piano.
Com formação em violino e viola, Francesco D'Orazio nasceu em Bari, estudando posteriormente em Salzburg (Áustria) e em Tel Aviv (Israel). Se apresentou ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres e a Orquestra Filarmônica de Xangai. Além disso, também foi convidado por instituições de prestígio como o Teatro Alla Scala de Milão e o Royal Albert Hall (Inglaterra). Em 2010, a Associação Nacional de Críticos de Música da Itália entregou a ele o prêmio de Melhor Solista. No ano seguinte, comandou o concerto de comemoração nos Estados Unidos dos 150 anos de unificação da Itália, em Washington