Neste ano, a 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, que será realizada no Rio de Janeiro, contará com a participação de estudantes curitibanos. Alunos do Colégio Marista Santa Maria terão o filme ‘‘Vitrine da Violência’’ exibido na mostra não-competitiva ‘‘Transformação’’, que integra o festival.
O documentário tem 6 minutos e meio de duração, e foi produzido e ambientado na Boca Maldita, em Curitiba, no ano de 2018. Os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio se colocaram em caixas de acrílico e encenaram diversos tipos de violência como tortura, trabalho infantil, escravidão, violência contra a mulher, corrupção etc. A iniciativa surgiu após os estudantes sentirem a necessidade de discorrer sobre o tema de uma maneira diferente.
Além da intervenção dentro das caixas, os alunos também conversaram com pedestres sobre o tema, que está diretamente relacionado ao aniversário da Declaração Universal dos direitos Humanos, que em 2018 completou 70 anos.
Assista:
O Festival Internacional Pequeno Cineasta é um projeto pioneiro, idealizado pela atriz e produtora Daniela Gracindo, com o objetivo de dar voz a crianças e jovens de 8 a 17 anos. Além da mostra não-competitiva – que engloba as categorias ‘‘Mostra Transformação’’, ‘‘Sustente Sua História’’ e ‘‘Mostra Integração’’ – há também a mostra competitiva – com as categorias ‘‘Mostra Nacional Criança’’, ‘‘Mostra Nacional Jovem’’, ‘‘Mostra Internacional Criança’’ e a ‘‘Mostra Internacional Jovem’’. Para participar, os interessados devem se inscrever ou obter mais informações pelo site www.pequenocineasta.com.br.
O evento será em outubro no Rio de Janeiro, mas ainda não tem local e data definidos. Durante as últimas sete edições, 43 países participaram do projeto com 1.184 filmes inscritos e mais de 46 mil espectadores.