Respeitável público! Para celebrar um ano de Vale da Música e as mais de 300 mil pessoas que prestigiaram as atrações que se apresentaram ao longo destes 12 meses, a Ópera de Arame (Rua João Gava, 970 - Abranches) vai se transformar em um grande circo. O espetáculo “O Palhaço Que Perdeu a Graça”, criado especialmente para o projeto Circo de Arame, será montado em uma superestrutura de picadeiro no meio da plateia.
“A ideia é transformar a Ópera de Arame num circo. Estamos recriando uma tenda, que será instalada com tecidos por dentro da cúpula central do teatro, e o picadeiro será construído sobre a própria plateia, enquanto o público ficará ao redor deste diferente palco montado. E um grande balão também vai inflar no espaço aéreo da Ópera, para dar a atmosfera da cenografia como um todo”, conta Felipe Guerra, diretor artístico do espetáculo.
A apresentação, completamente inédita, contará com a participação de artistas locais, que foram selecionados por meio de audições realizadas com trapezistas, contorcionistas, malabaristas, dançarinos e atores cantores.
“Este espetáculo conta a história de um palhaço que está em crise de identidade pois viajou por todo o Brasil, mas sempre por dentro de uma tenda. Ele não sabe como são os lugares, a gastronomia, as cores e a religiosidade do país. Então o dono do circo, que é o mágico, transforma a tenda num balão e leva o palhaço para conhecer de fato o que o Brasil tem de melhor, ajudando-o a se redescobrir e encontrar a graça novamente”, explica Felipe.
A ideia de trazer um espetáculo circense para celebrar o primeiro ano de atividade do Vale da Música surgiu como uma forma de contemplar não só a música, mas outras formas de artes que possam ser exploradas dentro do espaço da Ópera de Arame.
“Hoje oferecemos, além das apresentações no Palco Flutuante, uma experiência que chamamos de 360°, ou seja, queremos que o público que vem até a Ópera de Arame desfrute de todo o espaço. Com a abertura das portas do teatro, nada mais justo que trazer um espetáculo circense para celebrar essa ideia e trazer a magia para o dia a dia do Parque das Pedreiras”, completa Hélio Pimentel.
As apresentações do Circo de Arame ocorrerão nos dias 01, 07, 08, 14, 15 e 21 de setembro, sempre às 11h. Os ingressos são limitados e estão a R$10 inteira e R$5 meia e podem ser adquiridos na bilheteria do Parque das Pedreiras ou pelo site www.eventim.com.br. Crianças da rede pública de ensino não pagam entrada.
Sobre o projeto Vale da Música
Com apresentação do Bradesco e realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Eventos, em setembro de 2018 Curitiba foi presenteada com esse projeto ímpar, que está mudando o cotidiano da Ópera de Arame. Entre os pontos turísticos mais visitados da cidade, o espaço recebeu benfeitorias e revitalizações constantes para o melhor atendimento ao público. Com a nova fase, a música e a cultura foram implementadas diariamente em um palco flutuante e móvel no meio do lago da Ópera de Arame, que vem recebendo shows ao vivo de música instrumental, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Sobre o Bradesco Cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo.