Simbolizando os vários ritos de passagem na vida de uma criança, a história de "Festa" acompanha os aniversários da personagem Margarida. O tempo passa, a menina cresce, vira adolescente, adulta e depois uma velhinha. A sequência de aniversários pretende celebrar com a plateia os impactos, as aventuras, as alegrias e as transformações da passagem do Tempo, atingindo assim não só o público infantil, mas todas as idades.
Sob direção e dramaturgia de Marcelo Romagnoli, o espetáculo da companhia paulista é pontuado pela passagem do tempo e pela alegria de uma infância que não acaba nunca. No elenco estão os atores Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes.
Especialista em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para crianças e jovens, a Banda Mirim está comemorando 15 anos de trajetória, com 200 mil espectadores, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório.
Realizado com apoio da Prefeitura de São Paulo e do Sesc-SP, o espetáculo inova na linguagem ao propor uma narrativa não-convencional, sem falas.
“Nosso desafio foi criar um espetáculo acessível e inusitado, sem palavras, buscando formas de expressividade no humor e no trabalho corporal, criando personagens bem delineados por uma dramaturgia interna, de emoções, gestos, ações e formas. As canções, compostas com o intuito de darem suporte a esta dramaturgia, surgem como elementos essenciais para o entendimento da trama”, explica o diretor.
As 13 músicas, executadas ao vivo, alternam composições inéditas, originais e músicas de espetáculos anteriores do grupo e assumem a função de narrar a história, mostrando que a infância nunca nos abandona, não interessa a idade.
Os figurinos são cheios de detalhes e graça e junto com o grande bolo giratório do cenário, ajudam a marcar a passagem do tempo, criando simbologias eficientes que envolvem totalmente a plateia.
Comemorando a vida, o encontro e o tempo, a peça vai além do entretenimento, cativando crianças e acessando as memórias afetivas dos adultos de forma poética e lúdica, reforçando o papel essencial do teatro para a formação emocional do cidadão.
Nessa turnê de 2019, o espetáculo passa por Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis e Vitória. Na capital paranaense será no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19h, no palco do Guairinha, com entrada franca.
O rico universo de FESTA será também apresentado com exclusividade para os alunos das escolas públicas. O agendamento de escolas poderá ser feito pelo e-mail emeator@gmail.com.
Assista:
SERVIÇO
Musical Infantil FESTA
10 de outubro, quinta-feira, às 19h
Teatro Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 - Centro)
ENTRADA FRANCA
Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação!
Apresentações com Intérprete de LIBRAS e Audiodescrição
Classificação Indicativa: Livre
Gênero: Musical
Duração: 55 minutos
Outras atividades
Oficina - PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DA BANDA MIRIM
09 de outubro, quarta-feira, às 14h
Caixa Cultural Curitiba- R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Inscrição até 04/10 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com
Arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil
Duração: 180 minutos
Encontro Artístico - DESAFIOS DO TEATRO E DA MÚSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS
09 de outubro, quarta-feira, às 19h
Caixa Cultural Curitiba - R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
ENTRADA FRANCA: Inscrição até 04/10 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com
Voltado a grupos de teatro, músicos, artistas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens.
Duração: 180 minutos