O Sesi Música, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove no fim deste mês em Curitiba o show “Braseiro convida Nelson Sargento”. Será no dia 26 de outubro, às 20h horas, no Teatro Campus da Indústria (Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico). Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).
O carioca Nelson Sargento faz parte da história viva do samba brasileiro, juntamente com Riachão (BA) e Hermínio Bello de Carvalho (RJ). Está entre os consagrados sambistas da velha guarda ainda vivo, e um dos maiores nomes da escola de samba carioca da Mangueira.
Nascido em 1924, é cantor, compositor, escritor, pintor, músico, ator, artista plástico e pesquisador. Já participou de longas e curtas-metragens, escreveu e lançou dois livros. Desenvolve seu trabalho como artista plástico por meio dos conhecimentos adquiridos em seu trabalho de pintor e pedreiro, ofício que exerceu por muitos anos, além de compor e musicar canções que ficaram consagradas nacional e internacionalmente.
Nelson Sargento mudou-se para o morro da Mangueira quando tinha aproximadamente dez anos e, morando lá, conheceu Cartola e Nelson Cavaquinho – que o ensinaram a tocar violão e que, no futuro, seriam seus parceiros de composição.
Entrou para a ala de compositores da Mangueira e compôs canções como “Falso Amor Sincero”, “Vai dizer a Ela” (com Carlos Marreta), "Nas Asas da Canção" (com Dona Ivone Lara) entre outros. Sua composição de maior sucesso, “Agoniza Mas Não Morre”, foi gravada por Beth Carvalho e tornou-se um hino de resistência da cultura do samba carioca.
O convite para o show em Curitiba partiu da banda curitibana Braseiro, que é formada por amantes do Samba e do Choro. O grupo é formado por Jonas Lopes (cavaquinho e bandolim), Luiz Ivanqui (violão 7 cordas), Otávio Augusto (sopros), Ricardo Salmazo (percussão) e Otto Lenon (percussão). E nesta edição conta também com as participações de Roseana Santos (voz) e Luís Rolim (percussão).