A primeira edição do “Tatuartfest – Festival das Artes em Tatuquara”, que começou em setembro, segue até novembro com dezenas de atrações artísticas gratuitas ou ingressos de apenas R$ 2,00. Promovido pelo Arte da Comédia Produções Artísticas e a Fundação Cultural de Curitiba, a intenção tem sido descentralizar o roteiro cultural da cidade e levar mais alegria para a população do bairro e seus arredores.
A programação artística é realizada sempre às quintas e sextas à noite, no auditório da Rua da Cidadania – Regional Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/ nº). O show de poesia cantada do Grupo Duas Manhãs também é uma das atrações aguardadas para esta semana. Débora Simone Braun e Paulo Souza Silva são artistas que construíram suas carreiras na periferia de Curitiba, uma trajetória que se reflete em suas letras, melodias e batidas.
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES
24/10 – Poesia cantada no show “Duas Manhãs”
25/10 - Barracão EnCena com o espetáculo “A Venexiana“
31/10 – Show de Midjey - Concert
01/11 - Gp7 Cinema com a exibição de “Colônia Cecilia”
07/11 – Show de Duo Dalia – Concert
08/11 - Cia. De Teatro Do Tatuquara com “A Menina Do Laço Vermelho”
Nos últimos anos, o bairro do Tatuquara tem passado por um processo de revitalização em prol de seu desenvolvimento cultural e pela diminuição da violência. Entre os projetos, estão ações do Grupo Arte da Comédia, que agora deve oferecer espetáculos para crianças e adultos.
Grupos locais de teatro e música também terão espaço garantido na programação, com seis dias de apresentações sob a curadoria da Fundação Cultural de Curitiba. Serão ofertadas oficinas de grafite, teatro, cinema e música, direcionadas a alunos da rede pública e organizações não governamentais. Sessões de contação de histórias também acontecerão durante a semana por meio do projeto Hora do Conto.
Roberto Innocente, diretor do Arte da Comédia e idealizador do Tatuartfest, ressalta a importância da iniciativa. “Queremos movimentar artisticamente a Regional Tatuquara contribuindo com o desenvolvimento cultural da população do bairro e descentralizando o roteiro de Curitiba, além de incentivar a população infantil e jovem à apreciação e ao fazer artístico”, enfatiza.
Todas as manifestações artísticas e as oficinas serão sediadas na Rua da Cidadania, no novo teatro da Fundação Cultural de Curitiba ou na Casa da Leitura Laura Santos. A primeira edição do Tatuartfest está sendo realizada por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o patrocínio da Celepar.