top of page
Toca Cultural

Festival Internacional de Cinema Super 8 chega a 15ª edição em 2019, com mais de 60 filmes

Os filmes disputarão os troféus CURTA 8 de Super Filme Tomada Única, Super Filme Júri Popular e Super Filme do Festival. |

O “CURTA 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba” divulgou esta semana sua programação oficial para o evento que deve reunir obras de diversos estados brasileiros. O local escolhido, é claro, será o novo reduto de jovens cineastas e entusiastas da capital paranaense, o Cine Passeio. Será de de 8 a 10 de novembro, com cerca de 60 filmes, vindos de diversos estados brasileiros e também de outros seis países, que farão parte das mostras competitivas e paralelas do festival.


Na competição, os filmes disputarão os troféus CURTA 8 de Super Filme Tomada Única, Super Filme Júri Popular e Super Filme do Festival. Este ano, o CURTA 8 também homenageará o Duo Strangloscope, que receberá o Troféu “Super Schip”. Esta honraria é entregue para figuras marcantes do cinema com passagens pelo superoitismo. O troféu foi criado em 2016, como lembrança e homenagem à memória do idealizador do festival Leandro Bossy Schip, que nos deixou repentinamente no início daquele ano.


Integrado pelos catarinenses Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, o Strangloscope iniciou suas atividades em 2002. Juntos, além de oficinas e cursos de cinema, os dois artistas realizam vídeos e filmes experimentais em Super 8 e 16mm. Nesta edição do CURTA 8, o Duo ministrará a oficina “Cinema sem câmera e suas poéticas de reapropriação”.


De acordo com Cláudia Cárdenas, os participantes terão uma introdução às práticas da reapropriação e ao foundfootage, revisando as diferentes formas de intervenção sobre filmes analógicos de 16mm já filmados, utilizando algumas técnicas de cinema sem câmera.

“O objetivo principal é transmitir conhecimentos diferentes de reapropriação de filmes, para que os interessados possam atualizar, expandir e diversificar as possibilidades de participação efetiva no campo audiovisual, criando suas próprias obras de animação de imagens”, explica Claudia.

Outros workshops oferecidos durante o CURTA 8 serão “História do Super 8 Paranaense”, ministrado pelo cineasta e historiador Flávio Rocha; e “Projeção de Cinema em Super 8”, que será conduzido pelo cineasta Lucas Vega, que desde a primeira edição do festival é o projecionista oficial do evento.

Cenas do Filme "Casamento Aberto", de Júlia Vidal, que será um dos destaques da Mostra de Tomada Única

Mostras Paralelas

Além das mostras competitivas, o CURTA 8 deste ano apresentará mais três mostras paralelas. A primeira será “Panorama Argentino - Processos Fílmicos Alternativos”, que tem curadoria dos cineastas Moira Lacowicz e Leonardo Zito. Segundo Moira, a dupla considera como processos fílmicos alternativos todos aqueles que, quando executados, priorizam um desenvolvimento pessoal e técnico específico, longe do resto.


A cineasta esclarece que “os filmes que compõem esse programa se destacam e exibem o trabalho meticuloso do cinema artesanal. Um ato em que os processos manuais e a máquina se fundem, assim como as visões do autor e a técnica”.


Na mostra "Panorama Globoal - 50 pés que abalaram o mundo", que tem curadoria do brasileiro radicado nos Estados Unidos, Ivan Cordeiro, será apresentado um recorte do que de melhor está sendo produzido nas Américas e na Europa. Em exibição filmes de importantes nomes do Super 8 mundial como o venezuelano/espanhol Ignácio Benedetti Corzo, o inglês Adrian Cousins e o americano John Cannizaro.


Já a Mostra “O Cinema Super 8 na UTFPR” irá exibir filmes realizados pela Central de Produção de Filmes Didáticos da antiga Escola Técnica Federal do Paraná. Na década de 1970 a Escola foi um importante núcleo difusor do cinema Super 8 no Brasil. Para se ter uma ideia, entre 1975 e 1979, a instituição educacional organizou cinco edições de um dos mais importantes festivais de Super 8 do país na época.


Mostra Tomada Única

Uma das grandes atrações do Festival, que sempre gera aflição entre os participantes e público, são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção.

O resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os produtores, que assistirão aos filmes pela primeira vez somente durante o festival. A sonorização também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou mesmo a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.


Este ano, estarão em exibição os nove filmes produzidos a partir da oficina, além de vários outros de realizadores independentes. Vale salientar, que durante as sessões o público participa votando nos filmes que mais gostar em todas as mostras competitivas.


O público também poderá participar do Festival no domingo, às 16 horas, quando acontece a já tradicional sessão do “Dia do Filme Caseiro”.


No Home Movie Day são exibidos filmes pessoais, em super 8 e single 8, que os espectadores poderão trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia do CURTA 8. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo: desde trabalhos de ficção autorais, até registros familiares.


Sobre o Curta 8

Criado em 2005 por Leandro Schip, o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos o CURTA 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008. Atualmente, o CURTA 8 é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil, um dos poucos festivais dedicados ao exclusivamente ao culto da bitola super 8 nas Américas, sendo o mais longevo realizado ininterruptamente no mundo.

Este ano o CURTA 8 conta com os apoios da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba, do ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, do Cine Passeio e da Rádio UNI FM; e ainda da Pro8mm e da Eye See Film, ambas dos EUA. O Festival é coordenado por Antonio Carlos Domingues, tendo curadoria de Fábio Allon nas mostras competitivas. A produção é de Adriano Esturilho, da Processo Multiartes.


A programação completa do evento está disponível no site www.curta8.com.br


SERVIÇO

“Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”

Data: 8 a 10 de novembro de 2019

Horário: Sexta e sábado sessões às 18h e 20h.

Domingo sessões às 16h, 18h e 20h

Local: Cine Passeio – Rua Riachuelo, 410, Centro – Curitiba/PR.


49 visualizações
bottom of page