Evento é um dos maiores do gênero no Brasil e será realizado de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025.
De 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, a capital paranaense será palco de mais uma edição da Oficina de Música de Curitiba, uma grande celebração que, nesta edição, destacará compositoras e musicistas mulheres. Chiquinha Gonzaga, que completa 90 anos de morte em 2025, será o mote do festival.
As inscrições para o evento estão abertas até 13 de dezembro. As aulas serão realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Com curadoria geral de Janete Andrade, a Oficina também conta com os especialistas Abel Rocha na música erudita, Rodolfo Richter na música antiga e João Egashira na música popular brasileira.
A homenageada
Chiquinha Gonzaga, compositora e regente pioneira, revolucionou o cenário musical há 130 anos. É autora da mais conhecida marcha carnavalesca com a letra Ó Abre Alas, em 1899, e também a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil. Em uma época em que imperavam as valsas, polcas e tangos no cenário musical de elite no Brasil, Chiquinha incorporava em suas composições a diversidade encontrada na música das classes mais baixas. Foi também pioneira na defesa dos direitos autorais de músicos e autores teatrais.
Também serão homenageadas Eunice Katunda, modernista e inovadora, que será lembrada pelo centenário de seu nascimento, assim como Dinorá de Carvalho, a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Música. Marisa Rezende, com seus 80 anos, e Silvia Berg, que completa 70 anos, também serão homenageadas por suas contribuições à música contemporânea.
Além de homenagear as mulheres, a Oficina destaca Heitor Villa-Lobos, em celebração aos 120 anos de seu legado, e Johann Sebastian Bach, com 340 anos de nascimento. Concertos especiais trarão interpretações de suas obras que seguem inspirando músicos ao redor do mundo.
Serviço:
42ª Oficina de Música de Curitiba
De 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Mais informações: oficinademusica.curitiba.pr.gov.br
Comments