Escultor paranaense conta com um espaço na 45 Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro, realizada em Treviso, na região do Vêneto.
O escultor paranaense João Turin tem um espaço com seu nome em uma renomada exposição de artes na Itália. Inaugurada em 27 de outubro, a “45 Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro”, segue até 17 de novembro no Museo Casa Robegan, do Palazzo Trecentesco, localizado no centro histórico de Treviso, cidade e comuna na região do Vêneto, ao norte do país europeu.
A mostra possui um espaço dedicado ao projeto "Turin in Veneto", em homenagem ao artista brasileiro. Trata-se do "Spazio Giovanni Turin", que conta com uma miniatura da escultura Marumbi (uma das mais conhecidas de Turin, que representa duas onças em combate, em que a silhueta forma o contorno do Pico Marumbi, no Paraná) e três trabalhos selecionados no "Concurso João Turin de Urban Sketching", de autoria dos arquitetos Fernando Luiz Popp, Carlos Emiliano de França e Débora Ciociola.
O espaço conquistado nesta importante exposição é fruto do projeto 'Turin in Veneto', idealizado pelo arquiteto Jean Pierre Velo, diretor cultural da Federação das Associações Vênetas do Paraná (FAVEP) junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR), em parceria com a Família Ferrari Lago, gestora do legado artístico de João Turin. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer os laços entre o Paraná e a região italiana do Vêneto, por ocasião dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Trata-se de uma série de esforços para resgatar e atualizar as relações históricas entre o Paraná e o Vêneto, através da figura icônica do artista de origem vêneta, João Turin, como “o embaixador dos vênetos do Paraná no mundo”. O projeto promoveu um concurso com o nome de João Turin, que em 04 de outubro realizou uma cerimônia para revelar os trabalhos selecionados.
Na ocasião, também houve o sorteio do livro “João Turin. Vida, obra, arte”, escrito pelo historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, sob a Coordenação Geral de Samuel Ferrari Lago, gestor do legado artístico de João Turin, que gentilmente o cedeu para o evento. “Esta homenagem, no nome do concurso, e a exposição na Itália é um orgulho para a história de João Turin, filho de imigrantes italianos e que deu muitas contribuições não só para as artes, mas também para a arquitetura, especialmente por suas criações no Movimento Paranismo”, ressalta Samuel Ferrari Lago.
Em 27 de outubro, os trabalhos estavam expostos na “45 Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro”. O evento de abertura contou com presenças de Massimo Zanta (diretor artístico, produtor e promotor cultural da Grolla d'Oro), Jader De Longhi (Presidente da Grolla d'Oro), entre outras autoridades, e da delegação brasileira formada pelos arquitetos Jean Pierre Velo (FAVEP), Eduardo Bini (IABPR), Mirna Cortopassi (IABPR) e Carlos De França (premiado na seção "veneti nel mondo" de Grolla d'Oro, realizada em Curitiba).
Durante o jantar de premiação da Grolla d'Oro, realizado em 26/10, o arquiteto Jean Pierre Velo recebeu do Sr. Massimo Zanta o troféu "Fontana delle Tette", por sua colaboração ao incentivo das relações Paraná-Vêneto, por mais de 20 anos, na promoção da cultura vêneta no exterior. A "Fontana delle Tette" é um famoso e icônico monumento escultórico de Treviso.
Comments