top of page
Toca Cultural

As Polacas, dirigido por João Jardim, retrata história real de mulheres judias vítimas de tráfico humano

Longa estrelado por Valentina Herszage e Caco Ciocler chegou aos cinemas esta semana.

Filme - As Polacas | Foto: Ique Esteves
Filme - As Polacas | Foto: Ique Esteves

O filme As Polacas, dirigido por João Jardim e protagonizado por Valentina Herszage e Caco Ciocler, realizou, esta semana, suas pré-estreias em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com roteiro de Jacqueline Vargas e Flavio Araújo e roteiro final de George Moura, o filme é livremente inspirado nas obras “El Infierno Prometido”, de Elsa Drucaroff, e “La Polaca”, de Myrtha Schalom, e tem produção de Iafa Britz, da Migdal Filmes, em coprodução com a Globo Filmes e RioFilme, com investimento do FSA e distribuição da Imagem Filmes.


Inspirado na história real de mulheres judias vindas da Polônia, que chegaram ao Brasil com promessas de uma vida melhor, longe da guerra, mas acabaram vítimas de tráfico humano e exploração sexual, As Polacas conta a saga da polonesa Rebeca (Valentina), que, fugindo da perseguição aos judeus e dos horrores da guerra e da fome na Europa, chega ao Brasil para reencontrar o marido e iniciar uma nova vida. Porém, ao contrário das promessas de felicidade, a realidade que encontra no Rio de Janeiro é completamente diferente.


Em cena inédita divulgada pela Imagem Filmes, Rebeca descobre que seu marido faleceu e o delegado (Otávio Muller) afirma que ela deverá voltar para a Polônia, pois não teria como se sustentar e criar seu filho sem trabalhar. Neste momento, Tzvi (Caco Ciocler) oferece um trabalho, que acaba tornando Rebeca vítima de uma grande rede de prostituição e tráfico de mulheres. Mesmo tendo que transgredir com suas próprias crenças, Rebeca encontra aliadas que vivem o mesmo drama que ela e, juntas, lutarão por liberdade.


Confira o trailer:


O filme percorreu festivais nacionais e internacionais, tendo recebido os prêmios de melhor diretor para João Jardim e melhor atriz para Valentina Herszage e Dora Freind no Festival de Punta del Leste. Caco Ciocler foi premiado como melhor ator no FESTin, em Lisboa, além do prêmio de melhor som e música no Festival de Oklahoma Cine Latino Film Festival.


O drama vivido por estas mulheres foi relatado pelo jornalista, pesquisador, escritor e historiador Ulisses Iarochinski, em sua participação do Toca Podcast. Relembre:


O Filme "As Polacas", segundo a assessoria de imprensa nos informou, estará disponível em salas do Cinemark Mueller, Cinépolis Pátio Batel, UCI Estação Plaza Show, UCI Palladium e Cineplex Battel.


Informações: Thais Rocha de Lima Assessoria Imagem Filmes




51 visualizações
bottom of page