Fotografias retratam lugares da Argentina e da Espanha. |
Nesta sexta-feira (13/03), às 20h, o Centro Cultural da Espanha realiza a vernissage da exposição EXTRAÑAR - Miradas de Eve Ramos, de fotografias realizadas na Argentina e na Espanha. A mostra conta com a produção cultural de Thereza de Oliveira.
Estranhar é uma prerrogativa do conhecimento. Tudo que nos é familiar passa despercebido e raramente provoca curiosidade ou desperta atenção. Por isso, ao visitarmos uma localidade ou país pela primeira vez é comum que as impressões mais fortes sejam causadas por estabelecimentos inusitados ou comportamentos que nos parecem diferentes.
Para extrañar, que é como se fala “sentir saudade” em espanhol, é necessário reconhecer algo nosso em outro lugar, como se estivesse solto e avulso por aí. É como se encontrássemos um pedacinho de nosso ser perdido em outra parte, às vezes em uma cidade, em uma ideia, ou mesmo em alguém, e a saudade é a marca desse reencontro que em seguida foi desfeito.
É desse estranho extrañar que nasce esta exposição. A partir de ensaios realizados pela fotógrafa Eve Ramos na Argentina e na Espanha, entre 2018 e 2019, propomos aqui que as fronteiras desses países se confundam e que possamos descobrir um novo lugar, cujas paisagens se complementam e se somam para desembocar no oceano. Um lugar que seja estranho, na medida que provoque dúvidas, e que seja extrañado, por oferecer uma chance de reencontros.
Desde 2007, o Centro Cultural da Espanha é uma referência no ensino do espanhol. Além de oferecer cursos, traduções e programas de intercâmbio, o CCE sempre apresenta à comunidade eventos gastronômicos, palestras, bate-papos, atrações musicais, mostras de cinema e exposições, contribuindo para a difusão da cultura dos países hispânicos.
Serviço:
EXTRAÑAR - Miradas de Eve Ramos
13/03/2, às 20h
Centro Cultural da Espanha
Rua Doutor Faivre, 93 – Centro
Curitiba - PR
Entrada franca, mediante reserva.
Comments