Vídeo produzido pelos folcloristas será exibido neste sábado, 28, no projeto "O que nos Une", no canal do Youtube da Aintepar.
O Festival Folclórico de Etnias, todos os anos, reúne os grupos folclóricos paranaenses filiados a Aintepar - Associação Interétnica do Paraná. Porém, em 2021, com a impossibilidade de realizar o evento diante da pandemia de coronavírus, os folcloristas buscaram realizar uma atividade alternativa, para que este momento não passasse em branco. Foi aí que surgiu o projeto "O que nos Une", onde todas as noites um grupo filiado apresenta seu vídeo, contando um pouquinho de sua história e dos bastidores dos trabalhos de preservação e resgate da cultura dos imigrantes de cada etnia.
E neste sábado, 28 de agosto, é a vez do Grupo Folclórico Polonês Junak da Sociedade União Juventus, às 21h, abrir as cortinas do palco virtual, no canal do Youtube da Aintepar, para falar sobre a preservação da cultura polonesa no Paraná.
Em entrevista à Toca Cultural, Debora Gondro conta que, nesse período de pandemia, sem os ensaios e as apresentações presenciais, foi possível apenas manter algumas atividades de bastidores do grupo.
"Continuamos a trabalhar na manutenção do acervo de traje do grupo, e também iniciamos um projeto de digitalização do nosso acervo fotográfico.Ainda não voltamos às atividades presenciais, pois dançar com distanciamento e sem contato não dá".
Débora reforça também que o grupo conseguiu seguir com os exercícios de ballet de modo virtual e destaca um projeto realizado com o Consulado da República da Polônia, para produção de um livro comemorativo sobre os 60 anos do grupo, aprovado no início do ano passado, e que será lançado oficialmente neste sábado, durante a exibição do vídeo no canal da Aintepar.
Para a gravação do documentário que será exibido na noite deste sábado, às 21h, foram chamados alguns dançarinos e ex-integrantes do grupo para contar histórias que estão nesse livro.
"Juntos e mantendo todos os protocolos de segurança iremos superar essa pandemia e logo poderemos nos encontrar novamente para demonstrarmos o nosso amor pelo Folclore da melhor maneira: nos palcos", finaliza.
Clique abaixo para ativar o lembrete e assistir ao vídeo:
Comentários