top of page

Com participação especial de Ana Botafogo, espetáculo de Ballet Giselle terá duas sessões em Curitiba

  • Foto do escritor: Toca Cultural
    Toca Cultural
  • há 8 horas
  • 3 min de leitura

Apresentado pela Curitiba Cia. de Dança, espetáculo tem apresentações nos dias 8 e 9 de abril, às 20h, no palco do Teatro Guaíra.

Nos dias 8 e 9 de abril, o Teatro Guaíra recebe duas apresentações do renomado balé clássico Giselle - Cred Daniel Ebendinger.jpg
Teatro Guaíra recebe duas apresentações do renomado balé clássico Giselle - Foto: Daniel Ebendinger

Nos dias 8 e 9 de abril, o Teatro Guaíra recebe duas apresentações do renomado balé clássico Giselle. Produzido pela prestigiada Curitiba Cia. de Dança – um dos repertórios mais consagrados do mundo – o espetáculo contará com a participação da bailarina Ana Botafogo, no papel de Bathilde, além dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Juliana Valadão e Cícero Gomes, que interpretarão os papéis principais de Giselle e Albrecht.


O espetáculo explora temas como amor e traição, abordando as consequências da infidelidade e o poder redentor do amor verdadeiro, em uma celebração da técnica e da graça dos personagens. No segundo ato, o contraste entre o mundo dos vivos e o reino dos espíritos ganha vida, criando uma atmosfera de mistério e magia.


Ballet Giselle

O ballet clássico "Giselle" foi coreografado por Jean Coralli e Jules Perrot, com a colaboração de Marius Petipa em algumas versões, e música composta por Adolphe Adam. O espetáculo se inicia em uma aldeia pitoresca, onde a jovem Giselle, uma camponesa simples e apaixonada pela dança, vive com sua mãe. Giselle é conhecida por sua alegria e delicadeza, sendo admirada por muitos, entre eles, Albrecht, um nobre disfarçado de camponês que se apaixona pela jovem e ganha seu coração.

Espetáculo de Ballet Giselle tem duas sessões no Teatro Guaira - Cred Daniel Ebendinger.jpg
Espetáculo de Ballet Giselle tem duas sessões no Teatro Guaíra | Foto: Daniel Ebendinger

A paz na aldeia é perturbada por Hilarion, um caçador que também ama Giselle e que está ciente do verdadeiro status de Albrecht. Hilarion tenta alertar a garota sobre o nobre disfarçado, mas ela não acredita em suas palavras e continua a sonhar com um futuro ao Durante uma festa de colheita, Giselle e Albrecht celebram seu amor com a dança. No entanto, o momento de felicidade é interrompido quando um grupo de nobres chega à aldeia. Giselle descobre que Albrecht é, na verdade, um príncipe e já está prometido a outra mulher, a condessa Bathilde. A revelação devastadora leva Giselle à loucura. Desesperada e com o coração partido, ela morre de choque e exaustão.


O segundo ato se passa na floresta, onde Giselle é sepultada em um cemitério. Albrecht, devastado pela morte de Giselle, visita seu túmulo para lamentar sua perda. Ele é encontrado pelas Wilis, espíritos de jovens mulheres que morreram antes do casamento. As Wilis, lideradas pela rainha Myrtha, vingam-se dos homens que as abandonaram, dançando-os até a exaustão e a morte.


Giselle, agora um espírito Wili, aparece e se compadece de Albrecht. Ela tenta proteger Albrecht das Wilis e dança com ele para ajudá-lo a escapar do destino que lhe espera. A dança de Giselle é marcada por uma combinação de ternura e força, demonstrando seu amor eterno e sua capacidade de perdoar.


No final, o poder do amor de Giselle e o arrependimento de Albrecht são suficientes para salvar o nobre da destruição. Com o amanhecer, as Wilis retornam aos seus túmulos, e Giselle desaparece, voltando à paz eterna. Albrecht permanece em luto, mas com a consciência de que Giselle sempre estará em seu coração.


Sobre a Curitiba Cia. de Dança - Fundada em 2013 pela empresária e bailarina Nicole Vanoni, a Curitiba Cia. de Dança surgiu com a proposta de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além de preservar e reinterpretar repertórios clássicos. Entre suas principais produções, estão “O Quebra-Nozes”, “Dom Quixote”, “O Lago dos Cisnes”, assim como criações exclusivas, como “A Lenda das Cataratas”, “Quando se Calam os Anjos” de Airton Rodrigues, “Memória de Brinquedo” de Luiz Fernando Bongiovanni, “Relações” de Carlos Laerte e “Dançando Villa” de Rosa Antuña. Em uma década de atuação, a companhia já realizou mais de 1000 apresentações em mais de 200 cidades, tanto no Brasil quanto no exterior (Itália), abrangendo 16 estados brasileiros. A Curitiba Cia. de Dança é reconhecida por ser uma das companhias que mais oferece oportunidades e emprega jovens talentos no Brasil.


Serviço:

“Ballet Giselle”, apresentado pela Curitiba Cia. de Dança

Datas: 8 e 9 de abril de 2025

Horário: 20h

Local: Teatro Guaira (R. XV de Novembro, 971 - Centro - Curitiba)

Ingressos:  a partir de R$37,50 (meia-entrada) + taxa adm pelo Disk Ingressos

Duração: 1h40m

Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Icac e Curitiba Cia. de Dança

Apoio: Teatro Guaíra, Madero, Festval, Dona Helena e Dom Antônio


Informações: Felipe Almeida

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page