13ª edição do Edna terá premiação em dinheiro em quatro categorias e finais na cidade de Curitiba em 2022.
Um dos concursos de piano mais tradicionais do país está com inscrições abertas para pianistas de todo o Mercosul. Com prêmios em dinheiro, a 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith busca novos talentos em quatro categorias: 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos.
Podem se inscrever alunos de escolas de música e pianistas residentes no Brasil e países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname). A disputa acontece em duas etapas: a primeira com inscrições abertas até 10 de janeiro de 2022 e divulgação dos inscritos até 31 de janeiro de 2022; a divulgação dos classificados para a 2ª etapa será até 02 de março de 2022. A etapa final fará parte da programação do Festival Mia Cara que acontecerá em junho de 2022, na cidade de Curitiba. O regulamento, premiação e acesso ao formulário de inscrição estão no site https://concursodepiano.com.br/
A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, conta que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a desafiar-se tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música.
“É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, afirma.
Homenagem a Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993)
Todos os anos, o Concurso de Piano Edna Bassetti Habith homenageia um grande compositor. Desta vez, o homenageado é Carmargo Guarnieri, o Mozart brasileiro. Nascido em Tietê/SP no dia 1º de fevereiro de 1907, filho de músicos, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com Virgínio Dias, a quem dedicou sua primeira peça. Começou a compor regularmente após a Semana de Arte Moderna, adotando em suas obras um estilo de características brasileiras. Faleceu logo após ter sido agraciado com o prêmio “Gabriela Mistral”, pela OEA (Washington), como “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas”.
Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002)
Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim.
Realização e apoios
Com apoio da Revista Insieme, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Consulado Geral da Itália em Curitiba, Habith-se e Rodoparana, o concurso é uma realização da Unicultura. O projeto foi viabilizado pela Uninter através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO:
13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith Site do concurso: https://concursodepiano.com.br/
Inscrições: até 10 de janeiro de 2022
Valor da inscrição: R$ 60 (sessenta reais)
Informações: Equipe Zelig Digital
Comments