top of page
Toca Cultural

“Crônicas do Irã” estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de maio.

O filme iraniano, dirigido por Ali Asgari e Alireza Khatami, fez parte da seleção oficial Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes.


“O que nós queremos com o filme é estimular os espectadores a buscarem poder em suas próprias vidas e lutarem por suas próprias individualidades e autonomia mesmo que estejam diante de uma opressão”. Foi assim que os diretores Ali Asgari e Alireza Khatami descreveram oficialmente o objetivo de seu novo filme, “Crônicas do Irã”, que chega ao Brasil no dia 30 de maio, com distribuição da Imovision. 


O filme, que encontrou diversas dificuldades de produção e viabilidade em seu país de origem, o Irã, traz justamente uma visão crítica e pertinente sobre os abusos de autoridade e poder presentes no país. Por estes motivos, os diretores resolveram viabilizar o longa com recursos próprios, e através de um financiamento próprio e ajuda de amigos, gravaram o filme em apenas 7 dias. 


Na obra, temos o destaque voltado para nove personagens, com histórias, idades e bagagens completamente distintas, que vivem diferentes formas de injustiça social, desde não poder escolher o nome de seu próprio filho até precisar justificar as tatuagens feitas em seu próprio corpo. 


“Crônicas do Irã” fez parte da seleção oficial da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, e foi exibido pela primeira vez no Brasil durante o Festival do Rio, em 2023. Inspirado pelas ideias de Michel Foucault a respeito dos conceitos de biopolítica e biopoder, Asgari e Khatami buscam explorar as dinâmicas de poder presentes na sociedade iraniana contemporânea. Através do filme, os diretores criticam como regimes totalitários controlam os aspectos individuais da vida das pessoas, como seus corpos, sexualidades e identidades. 


Confira o trailer:


SINOPSE 

Acompanhe pessoas comuns de todas as esferas da vida enquanto percorrem pelas restrições culturais, religiosas e institucionais impostas a elas por várias autoridades, de professores a burocratas. Essas histórias comoventes, bem-humoradas e afetuosas, capturam o espírito e a determinação das pessoas em meio à adversidade, oferecendo um retrato da complexa sociedade iraniana.


SOBRE OS DIRETORES

Ali Asgari é uma figura proeminente do cinema iraniano, com mais de 200 prêmios em seu nome. Dois de seus curtas-metragens, More Than Two Hours (2013) e The Silence (2016), foram indicados à Palma de Ouro no Festival de Cannes. The Baby foi exibido na competição de curtas-metragens no Festival de Cinema de Veneza em 2014.


Os filmes de Ali focam nas vidas precárias de indivíduos que vivem à margem da sociedade em seu país natal, o Irã. Seu filme de estreia, "Disappearance", foi desenvolvido na Residência da Cinéfondation do Festival de Cannes e teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2017. "Until Tomorrow", seu segundo longa-metragem, estreou no Berlinale em 2022. Ali é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.


Alireza é um cineasta iraniano-americano premiado, baseado no Canadá. Nascido na tribo indígena Khamse no Irã, ele é influenciado pelas ricas tradições de narrativa de sua herança. Seus filmes investigam de maneira pungente a interconexão de memória, trauma e dinâmicas de poder, muitas vezes através de uma lente filosófica e com um senso de humor sombrio.


Ele já trabalhou com cineastas renomados, como Asghar Farhadi. Seu primeiro longa-metragem, "Oblivion Verses", desenvolvido na Residência da Cinéfondation do Festival de Cannes, estreou no Festival de Cinema de Veneza, ganhando três prêmios, incluindo o Prêmio Orizzonti de Melhor Roteiro e o Prêmio FIPRESCI. Alireza também co-escreveu "Until Tomorrow", que estreou no Festival de Cinema de Berlim. Atualmente, ele está trabalhando em um thriller psicológico autoficcional na Turquia.


“Um drama iraniano de grande impacto, numa forma nunca antes vista”

Sortir à Paris

“Avassalador”

IndieWire

“Uma bela mistura de humor debochado e raiva justificada.”

The Hollywood Reporter

“Encontra beleza na resistência”

Moveable Fest


FICHA TÉCNICA

Título original: Ayeh haye zamini

Direção: Ali Asgari & Alireza Khatami

Roteiro: Ali Asgari & Alireza Khatami

Produção: Ali Asgari, Milad Khosravi

Direção de fotografia: Adib Sobhani

Direção de arte: Hamed Aslani

Música: Alireza Alavian

Montagem: Ehsan Vaseghi

Gênero: Comédia dramática

País: Irã

Ano: 2023

COR

Tempo: 77 min

Classificação: A definir

Elenco: Majid Salehi, Gouhar Kheir Andish & Sadaf Asgari




Informações: Felipe Borges

37 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page