Eventos do Folclore Ucraniano Barvinok reúnem música, poesia e história para lembrar o genocídio que assolou a Ucrânia nos anos 1930.
Em parceria com a Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS) e a Representação Central Ucraniano Brasileira, o Folclore Ucraniano Barvinok realiza a 5ª edição do Concerto em Memória ao Holodomor, evento dedicado a lembrar e homenagear as vítimas do genocídio que abalou a Ucrânia nos anos 1930.
Neste ano, o evento traz uma importante novidade: além de Curitiba, a apresentação será realizada também em Mallet, estendendo a homenagem à cidade que acolheu os primeiros imigrantes ucranianos no Brasil e expandindo o concerto didático para contar e lembrar esse terrível acontecimento histórico.
O concerto contará com 35 coralistas e uma orquestra composta por 16 músicos profissionais, além de solistas convidados, atores e dançarinos, que proporcionarão ao público uma experiência imersiva e comovente.
“O espetáculo é de extrema importância para relembrar fatos marcantes da história recente da Ucrânia. É preciso falar do que aconteceu no Holodomor, para que jamais se repita”, ressalta Andreiv Choma, diretor artístico do evento. Ele lembra que o país sofre até hoje com os ataques russos que já duram mil dias.
Holomodor
O Holodomor, que significa “morte pela fome”, foi um período terrível na história da Ucrânia, entre 1932 e 1933, em que milhões morreram devido à fome provocada pelo governo soviético. O episódio foi uma resposta aos movimentos de resistência ao regime de Stalin que forçava uma russificação da Ucrânia, em que o povo foi proibido de falar sua língua e reprimido em suas expressões culturais.
O concerto do Barvinok, que teve sua primeira edição em 2018, tem como missão trazer à tona a memória dessas vítimas e honrar seu legado. O evento destaca esse período da história, sua resistência cultural e orgulho do povo, por meio de apresentações de música, dança e recitações poéticas.
Também durante o evento em Curitiba, a comunidade ucraniana realizará um ato simbólico em memória às vítimas do Holodomor, reforçando o compromisso de manter viva essa história. Em Mallet, a entrada será gratuita, oferecendo a oportunidade para que mais pessoas conheçam e participem desse tributo.
“É uma honra para Mallet receber esse concerto tão importante. O Folclore Ucraniano Spomen e toda a comunidade ucraniana de Mallet, uma das primeiras cidades a receber imigrantes ucranianos no Brasil, estão ansiosos por este evento”, afirma Lucia Parastchuk Oszust, vice-presidente do Spomen.
Serviço:
Concerto em Memória ao Holodomor em Curitiba
Data: 23 de novembro, às 19h30
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Curitiba, Paraná
Ingressos: pelo site https://comprenozet.com.br/eventos/concerto-em-memoria-ao-holodomor/
R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia)
Concerto em Memória ao Holodomor em Mallet
Data: 30 de novembro, 19h
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (R. Tiradentes, Sul, 443, Centro)
Entrada: Gratuita
Dúvidas e informações: Secretaria da SUBRAS pelo telefone (41) 3224-5597, de segunda a sexta, das 13h às 17h, ou pelo Instagram (@barvinokoficial).
Commentaires