Iniciativa do Deputado Requião Filho homenageou idealizadores de material audiovisual que resgatou a história do heavy metal na capital paranaense.
A semana começou com um Grande Expediente especial na Assembleia Legislativa, com uma homenagem aos idealizadores do documentário “Curitiba In Peso”, lançado em abril deste ano. O material audiovisual, produzido de forma independente, resgata a história do heavy metal na capital paranaense, um gênero musical que compreende grandes cantores e bandas, reconhecidos na Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina.
A iniciativa partiu do deputado estadual Requião Filho (PT), que, recentemente, recebeu uma cópia do filme das mãos dos homenageados, o empresário Newton Júnior, o Juninho da Let’s Rock, e o músico, compositor e escritor Ottavio Lourenço.
“A arte por si só é uma forma de expressão, de contestação, e o heavy metal surge com esse DNA reacionário, questionador e que em muitas situações, foi colocado à margem na história da música. O documentário vem para contar essa história e se transformou num registro primoroso, de grande relevância cultural para o Estado e que demonstra a caminhada de algumas das maiores vozes e bandas mundiais que nasceram aqui, na nossa capital”, afirmou Requião Filho.
Newton Júnior e Ottavio Lourenço destacaram em suas falas, um pouco da trajetória da produção do filme, com mais de 3 horas de duração, e concebido com a participação valorosa de integrantes de bandas, produtores, fãs, movimentadores culturais e jornalistas, trazendo os fatos pelos mais diferentes prismas.
“O documentário demonstra a caminhada de algumas das vozes mais relevantes na construção de um cenário para a "música pesada", desde os pioneiros Metal Pesado até a atual geração encabeçada por novos produtores e bandas. Este documento histórico de inestimável valor para a cultura paranaense”, afirmam Ottavio e Juninho.
Ao final da solenidade, o Deputado Requião Filho entregou uma Menção Honrosa aos idealizadores do documentário. Estiveram também presentes para prestigiar a homenagem, o advogado especialista em direito autoral, Gustavo Fortunato; o músico da banda Metal Pesado - a primeira de heavy metal de Curitiba, Roberto Kanzler Burgardt; e os jornalistas André Molina, da Rádio Educativa FM, e Marcos Anúbis, do portal CWB Live.
Comments