O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou mais duas exposições virtuais no Google Arts & Culture. As novas mostras são “O que é Original?”, de Marcelo Conrado, e “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão. Os artistas se juntam a Rafael Silveira na lista de paranaenses na plataforma.
“O que é Original?” esteve no MON no ano passado e é, segundo Conrado, uma discussão sobre conceitos como autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte.
O artista também é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e os trabalhos refletem suas duas vertentes profissionais.
A primeira parte da mostra reúne fotografias licenciadas sobre as quais Conrado intervém, enquanto a segunda parte apresenta pinturas de grande formato. As escolhas também demonstram a capacidade do artista de transitar entre a pintura e novos meios de produzir arte na contemporaneidade.
Também no MON em 2019, “Declaração de Princípios” apresenta inéditas de um dos nomes mais significativos da arte paranaense contemporânea. Usando como matéria-prima uma mistura de resina acrílica e pigmentos em telas na horizontal, Geraldo Leão tenta fugir da ideia de harmonia e estabilidade, alcançando um resultado único em seus trabalhos.
Tendo atuado por mais de 20 anos como professor, um espaço da mostra é aberto a alunos de Leão. Obras de Andréia Santos, Bruno Oliveira, Lilian Gassen, Tony Camargo, Lívia Piantavini, Willian Santos e William Machado ecoam vários momentos do período de docência.
Google Arts & Culture
Além de “O que é Original?” e “Declaração de Princípios”, outras dez exposições estão disponíveis na plataforma: “Luz ≅ Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein; “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira; “O Último Império”, de Serguei Maksimishin; “Man Ray em Paris”; “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre” e “União Soviética Através das Câmeras”.
Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2.000 museus e instituições culturais em todo o mundo. O MON está entre os mais de 60 museus brasileiros desde fevereiro de 2018.
Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Decreto
O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.
Comments