top of page
Toca Cultural

Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo tem edição virtual inédita

Versão digital do evento será composta por palestras performativas, vídeos documentais e laboratórios de investigação artística.

Ricardo Marinelli | Foto: Cayo Vieira

O Festival Contemporâneo de São Paulo, com curadoria e direção de Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro, faz a sua 13ª edição em formato digital, entre 3 e 15 de agosto de 2021. As atividades online têm como objetivo possibilitar um encontro, apesar da distância física, para partilhar questões urgentes à dança e às artes performativas.


Toda a programação - que é gratuita e composta por vídeos documentais, palestras performativas e laboratórios de investigação artística - fica disponível por meio do site www.fcdsp.org. As inscrições para os laboratórios são efetuadas por ordem de chegada. Para participar, basta preencher os formulários de inscrição já disponíveis no site www.fcdsp.org. Os laboratórios ocorrem por Zoom entre os dias 3 e 15 de agosto.


Para a edição atual do Festival, foram convidados coreógrafos, críticos e investigadores para orientar laboratórios voltados a partilha de processos e práticas; artistas de contextos diversos para conceber vídeos documentais a partir de seus arquivos, refletindo sobre o ambiente onde suas obras são criadas; como também os curadores Isabel Ferreira e Eduardo Bonito com o projeto Brasil Sequestrado, composto por palestras performativas.


Para atender todos os segmentos pensados para o Festival, ele foi organizado em três eixos: Lugares e Processos; Laboratórios de Investigação e Brasil Sequestrado, além de uma Conferência e Conversa. "Na impossibilidade do convívio presencial coletivo e corporificado, nos perguntamos quais seriam os encontros que poderiam ativar os afetos e como poderíamos explorar o ambiente digital para refletir, vivenciar e compartilhar processos", contam Adriana e Amaury, curadores e diretores do FCD.

"Entendemos que nestes tempos de confinamentos é urgente ativar outras formas de encontros, assim como refletir sobre os processos e os contextos que inventam a dança e as artes do corpo, expandindo a possibilidade de imaginar outros futuros", dizem os organizadores.
T. Angel - Entre Frestas | Foto: Divulgação

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro Comunicação e Web Development: Pat Cividanes Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Assistentes de Assessoria de Imprensa: Daniele Valério e Diogo Locci Tradução: Renata Aspesi Apoio Laboratórios: Maju Tóffuli Realização: Projeto realizado com o apoio do ProAC nº 05/2019 | Governo do Estado de São Paulo | Secretaria de Cultura e Economia Criativa Apoio Institucional: Consulat Général de France à São Paulo


LUGARES E PROCESSOS

3 a 15 de agosto, disponíveis em tempo integral WAGNER SCHWARTZ - E então ele decidiu retirar o excesso de melancolia da frente do uturo SHEILA RIBEIRO - Nem National Nem Geographic CRISTIAN DUARTE - : play < T. ANGEL - Entre Frestas

9 a 15 de agosto, disponíveis em tempo integral LAURENT GOLDRING - Diálogo com “La Bête” de Wagner Schwartz PEDRO GALIZA - existe algo que ainda me acontece agora NACERA BELAZA – Obras comentadas: “Sur le Fil” e “Le Cri” MIGUEL PEREIRA – Era um peito só cheio de promessas

LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO

3, 4 e 5 de agosto, das 10h às 13h, por Zoom CRISTIAN DUARTE - laboratório

6 e 7 de agosto das 10h às 13h, por Zoom ELISABETE FINGER - Introdução às Práticas de Encantamento e Erotismo da Matéria

11 e 12 de agosto, das 14h30 às 16h30, por Zoom HELENA KATZ - Corpo e telas: o que fazer com o que a gente (não) sabe (?)

13, 14 e 15 de agosto das 15h às 18h, por Zoom LEANDRO DE SOUZA - Dramaturgia Emaranhada

BRASIL SEQUESTRADO

4 a 15 de agosto, disponíveis em tempo integral Sessão 1: Calixto Neto - Profuturo Quilombo, Zahy Guajajara - Pytuhem - Carta em defesa dos guardiões da floresta e conversa entre artistas e curadores.

7 a 15 de agosto, disponíveis em tempo integral Sessão 2: Wellington Gadelha – Assombro, Alice Ripoll/Cia Rec - Sobre perguntas, vergonhas e cicatrizes e conversa entre artistas e curadores.

8 de agosto, das 17h às 19h RAQUEL ANDRÉ E RUY FILHO – Coleção de Pessoas

10 a 15 de agosto, disponíveis em tempo integral Sessão 3: Uýra Sodoma – Manaus, uma cidade na aldeia e Morfose, Ricardo Marinelli - Cuidado com aquele bizarra e conversa entre artistas e curadores.

+ CONFERÊNCIA E CONVERSA

O FCD é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Consulado da França no Brasil e da Direção Geral das Artes em Portugal. Toda a programação é gratuita e estará disponível entre 3 e 15 de agosto pelo site www.fcdsp.org



Informações - Canal Aberto Assessoria de Imprensa

6 visualizações

Comments


bottom of page