Folclore Ucraniano Barvinok é destaque nesta terça no projeto "O que nos Une", da Aintepar
- Toca Cultural
- 24 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Série de vídeos está sendo exibida no canal do Youtube da Associação, todas as noites até 30 de agosto, sempre às 21h.

Nesta terça-feira, 24 de agosto, a partir das 21h, o Canal do Youtube da Associação Interétnica do Paraná destaca a atuação do Folclore Ucraniano Barvinok. O vídeo integra o projeto "O que nos Une" lançado pela entidade para celebrar o mês do folclore.
Todos os anos, o grupo é um dos participantes do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, evento tradicional no Estado que, por causa da pandemia, precisou ser adiado para 2022. Um momento difícil para os folcloristas que precisaram adaptar suas atividades culturais para o modo virtual.
Em entrevista para a Toca Cultural, Solange Maria Melnyk Oresten conta que o grupo está chateado de não poder retomar as apresentações presenciais, mas que todos compreendem a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia, para a segurança de todos.
"A saudade tem apertado muito nesses dias, porque as redes sociais têm lembrado a todos, com fotos e vídeos dos Festivais passados, no Teatro Guaíra. Vários momentos dos espetáculos, todos juntos e felizes. Mas temos que entender que agora, neste momento, é preciso permanecer juntos da maneira que é possível, nos grupos de WhatsApp e realizando sempre algum projeto diferente".

O grupo chegou a retomar os ensaios em fevereiro, seguindo os protocolos, mas não demorou muito para a situação da Covid-19 piorar e suspender tudo outra vez. Ao longo do último ano, foram muitas as perdas que os folcloristas sofreram vítimas da doença. Então a preocupação de interromper os ensaios outra vez, foi inevitável, para garantir a segurança de todos.
"Infelizmente perdemos uma componente e outros amigos próximos. Foi muito difícil e assustador. A dor já chega por aqueles que não conhecemos, quem dirá com alguém que convivemos."
O Barvinok não chegou a realizar nenhuma apresentação neste período de pandemia, mas realizou projetos virtuais que, de alguma forma, supriram um pouco a saudade das festas e dos eventos que sempre foram motivadores para o grupo folclórico.

"Fizemos uma filmagem no Parque Tingui, em nosso Memorial Ucraniano, para estarmos presentes no Festival Nacional de Danças Ucranianas de forma virtual. Levamos o Hone Viter, uma dança feminina, que ficou linda naquele cenário. Não vemos a hora de podermos estar juntos novamente, presencialmente, com a mesma alegria e com todo amor que sentimos por nossas raizes. Ali na frente já nos encontraremos, como pessoas melhores e brindando a vida, honrando aqueles que gostaríamos muito que ainda estivessem conosco. Viva o folclore! Viva a vida! Viva a amizade!"
O vídeo especial para o projeto da Aintepar será exibido somente hoje, terça-feira, 24 de agosto, às 21h. Não perca!
Confira os próximos vídeos:
25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS
26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA
27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA
28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS
29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA
30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ
Opmerkingen