top of page

Fotógrafo cubano Julio García Martínez debate identidade e insularidade em Floripa

  • Foto do escritor: Toca Cultural
    Toca Cultural
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Evento promovido pelo Curso de Jornalismo da UFSC será no dia 16 de abril.

cuba

O Curso de Jornalismo da UFSC, em parceria com o NEFA (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte), Projeto Varal da Trajano e o Festival FOTOCANÍMAR, realiza no dia 16 de abril, às 19h30, a palestra “Ilha: Uma breve abordagem da narrativa insular cubana”, com o renomado fotógrafo cubano Julio César García Martínez. O evento, que integra o Ciclo Conexões do NEFA (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte), ocorrerá no auditório do Centro de Cultura e Eventos (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com entrada gratuita. 


Sobre a palestra 

Julio García conduzirá uma reflexão sobre como a condição geográfica de Cuba — uma ilha — influencia sua cultura, história e identidade, explorando perguntas como: “Têm as ilhas, por serem ilhas, um destino histórico peculiar? Como a ausência de fronteiras físicas molda a vida de seus habitantes?”. Com base em projetos fotográficos e fotojornalísticos desenvolvidos em Cuba, o artista discutirá a dualidade entre isolamento e convergência cultural, desafiando a noção de limitação geográfica. 


Guiado pelas reflexões sobre os condicionamentos impostos pela insularidade — descritos metaforicamente como uma “casa estreita” —, o fotógrafo discutirá como a condição geográfica de Cuba se transformou em um símbolo de resistência e hibridismo cultural.

“Carregamos o peso de nossa dimensão territorial. Não somos continentais, nem sequer antilhanos: somos simplesmente insulares, o que é como dizer insulares em uma casa estreita”, afirma Ángel Ganibet.

Em sua abordagem, ele propõe narrar essas complexidades não apenas por meio de imagens, mas também de textos, explorando a relação entre linguagem visual e escrita na construção de identidades. Durante o evento, serão exibidas fotografias exclusivas de seu acervo, incluindo trabalhos do Festival FOTOCANÍMAR, do qual é coordenador. 


Trajetória do convidado 

Nascido em Matanzas (1985), Julio César García Martínez é graduado em Artes Plásticas pela Escola de Instrutores de Arte de sua cidade. Com formação em oficinas da Foto Fest International, Foundation for Culture and Society e Witness Visual Storytellers, atua no Departamento de Jornalismo 


da Universidade de Matanzas e coordena o Festival FOTOCANÍMAR, um dos principais eventos de fotografia de Cuba. Seu trabalho, exibido em exposições nacionais e internacionais, aborda temas como memória coletiva, identidade cultural e urbanidade, consolidando-o como uma voz relevante na cena da fotografia documental cubana. 


Sobre o Ciclo Conexões do NEFA 

Promovido pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), o ciclo busca fomentar diálogos entre artistas, pesquisadores e o público, explorando a fotografia como linguagem expandida visual. A parceria com o Projeto Varal da Trajano — iniciativa que democratiza o acesso à arte em espaços públicos — reforça o compromisso com a circulação de saberes e a integração cultural. 


Serviço: 

O que: Palestra “Ilha: Uma breve abordagem da narrativa insular cubana” 

Convidado: Julio César García Martínez (Matanzas, Cuba) 

Quando: 16 de abril de 2024, às 19h30 

Onde: Auditório do CCE/UFSC (Campus Trindade, Florianópolis/SC) 

Promoção: Curso de Jornalismo da UFSC, NEFA (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte), Projeto Varal da Trajano e Festival FOTOCANÍMAR 

Realização: Curso de Jornalismo UFSC / Disciplina de Fotojornalismo II 

Entrada: Gratuita e aberta (sem necessidade de inscrição) 


Informações: Anderson Coelho – Fotojornalista

Opmerkingen


Het is niet meer mogelijk om opmerkingen te plaatsen bij deze post. Neem contact op met de website-eigenaar voor meer info.
bottom of page