Programação tem início dia 22 de novembro e segue até 6 de janeiro de 2025.
O prefeito Rafael Greca lançou na noite desta quarta-feira (30/10), no Memorial da Cidade, a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2024. A edição deste ano, que começa no dia 22 de novembro, promete ser a maior já realizada na história de Curitiba, repleta de muita luz, música, dança, experiências e cenários únicos por toda a cidade.
Com o tema Nosso Coração Está em Festa, as apresentações do Natal de Curitiba, o maior do Brasil, ocorrerão até 23 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada por 46 dias, até 6 de janeiro de 2025 (Dia de Reis). O Auto de Natal do Largo da Ordem será o espetáculo de abertura, no dia 22 de novembro.
“O curitibano pode esperar a festa natalina mais grandiosa de todas, com muita emoção e beleza, uma programação de espetáculos musicais, balés, feiras especiais e shows de luzes deslumbrantes. A cidade toda vai se vestir para o Natal”, convidou Greca.
Nessa edição, Curitiba também terá a campanha Natal Solidário 2024, de doações de brinquedos para crianças acolhidas pela Fundação de Ação Social (FAS), que começa na semana que vem. Além disso, o sentimento de generosidade estará presente no Mesa Solidária, que oferecerá refeições gratuitas de Natal a idosos carentes, desempregados e pessoas em situação de rua.
Um dos destinos mais importantes do mundo
O prefeito também revelou no lançamento que Curitiba acaba de ganhar mais um prêmio internacional, como um dos 30 principais destinos turísticos do mundo, graças ao conjunto de qualidades que a cidade reúne e eventos da magnitude do Natal de Curitiba.
A distinção foi apontada pela plataforma Lonely Planet, referência no segmento de viagens. O reconhecimento dá ainda mais visibilidade ao destino, um dos mais procurados pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A premiação vai ser entregue no dia 5 de novembro, em Londres.
“Nós agora somos também um dos 30 principais destinos turísticos do mundo. Nós nunca imaginaríamos isso, mas conseguimos nessa gestão graças à qualidade de vida da cidade, com o grande nome de Curitiba, com o título que temos de cidade mais inteligente do mundo, tanto em Barcelona como em Seul, e também com um profundo respeito ao povo, porque eu continuo achando que a cidade que não é boa para seu povo não presta para ser visitada", disse o prefeito.
Homenagem
O prefeito também lembrou que o Natal é celebração da qualidade cultural de Curitiba, que realiza os espetáculos com o trabalho de artistas locais.
“O nosso coração está em festa. Mesmo que o meu coração esteja triste com a morte da minha Margarita (Sansone, primeira-dama), eu ofereço e compartilho com todos a alegria de sermos curitibanos", disse. "O sorriso é uma coisa que a minha Margarita lega para Curitiba. A cidade é a cidade do sorriso. E também uma ideia de que quem passou pelo outro lado do caminho também vive na cidade do sorriso, onde a dor não existe”, comentou Greca.
Impulso à economia
De acordo com Greca, a edição 2024 do Natal de Curitiba vai unir devoção, beleza e diversão para a alegria dos curitibinhas e suas famílias, para a felicidade de artistas e espectadores e para a admiração dos turistas.
Em sete anos, o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais proporcionou mais de 300 dias de atrações gratuitas, com decoração, roda-gigante, carrossel, autos, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carros (drive-thru), feiras especiais e decoração. Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, os dias que antecedem o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais são de grande expectativa.
Com uma média de 100 atrações por ano, realizadas pela Prefeitura, patrocinadores e instituições privadas, o público cresceu 566,7% desde a primeira edição: de 300 mil pessoas em 2017 para 2 milhões em 2023. Do público no ano passado, 311 mil eram turistas e um total de R$ 100 milhões foram gastos no período.
“O Natal de Curitiba já é muito esperado por toda a economia local, dado ao impulso que o evento gera nos indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, reforça Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, agradeceu o empenho dos funcionários para organizar o maior Natal do Brasil.
“Serão mais 170 apresentações artísticas e isso vai requerer o trabalho de cerca 650 pessoas, entre elenco e todo o pessoal de apoio que trabalha para realizar o Natal e garantir a beleza das atrações”, disse.
Patrocinadores
Do Centro ao Sítio Cercado, do Boqueirão ao Pilarzinho, em praças, parques, templos religiosos, restaurantes e bares, a programação do Natal de Curitiba 2024 se espalhará por toda a cidade graças à parceria com patrocinadores.
Este ano, o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais tem como patrocinadores: O Boticário (Natal O Boticário da Rua XV, com roda-gigante), Uninter (Natal nas Regionais), Minipreço (Natal dos Corações e Solidário), Ligga (Pórticos enfeitam o Parque Barigui), Ademicon (Natal no Jardim Botânico), Electrolux (Floresta Encantada na Escola de Sustentabilidade), ParkShoppingBarigüi (Maior Árvore da Cidade e Show de Drones), Volvo (Árvore no Centro Cívico), Grupo Air (Natal inclusivo no Parque Barigui, empréstimos de scooters e abafadores de som), Hard Rock Café (Espetáculo Cultural), Restaurante Madalosso (Ceia de Natal no Mesa Solidária) e Servopa (Decoração na Mário Tourinho).
Presente e espetáculo
Durante o evento, os representantes das empresas foram agraciados com um display de mesa entregue pelo prefeito e pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.
Os participantes assistiram também à apresentação do auto de Natal intitulado O Nosso Coração Está em Festa, encenado por atores com vestuário de época, no Palco do Descobrimento do Memorial da Cidade. O espetáculo mostra os anjos contando a história de Jesus Cristo.
Novidades desta edição
Este ano, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais virá com algumas novidades que prometem mexer com o público.
A roda-gigante e a decoração da Rua XV serão ainda mais encantadoras. O espetáculo da Catedral de Luz, na Catedral da Praça Tiradentes, promete juntar inovação com música. Será a primeira vez que esse tipo de projeção mapeada acontecerá em Curitiba.
A trilha João e Maria do Bosque Alemão será decorada integralmente com motivos natalinos, uma opção a mais de passeio para os curitibinhas.
No Parque Tanguá, uma escultura do Pégasus, o cavalo alado da mitologia grega, será instalada na parte central da cabeceira do espelho d’água. A peça foi produzida pelo atelier do Memorial Paranista e passará a enfeitar o local de forma permanente.
Outra grande novidade é que a tradicional e gigante árvore de Natal do Parque Barigui vai ficar ainda maior. A enorme estrutura, que nos anos anteriores era de 22 metros, este ano terá 25 metros, dando maior grandiosidade ao espetáculo.
Curitiba também contará com outros eventos tradicionais que contribuem para a grandiosidade da cidade e reafirmam seu status de Capital Brasileira do Natal. Estão nessa categoria, as tradicionais feirinhas de Natal das praças Osório e Santos Andrade, o famoso Natal do Bradesco no Palácio Avenida e a decoração da Família Moletta, no Umbará, um espetáculo à parte de luzes natalinas, que sempre atrai multidões.
Natal Solidário
Além do espetáculo de luz e cores, o Natal de Curitiba também será de inclusão para as crianças em situação de vulnerabilidade social. O portal curitibasolidaria.curitiba.pr.gov.br será lançado para que as pessoas possam fazer doações de presentes a crianças assistidas pelos programas da Fundação de Ação Social (FAS).
O site traz o nome fictício do acolhido, a idade e sugestões de presentes, facilitando a escolha dos itens. Os presentes devem ser entregues em um dos Núcleos da FAS, distribuídos nas dez regionais de Curitiba, ou diretamente no Disque Solidariedade, na sede da FAS, no Campo Comprido.
Presenças
Também participaram da solenidade os secretários municipais da Educação, Maria Sílvia Bacila; de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; do Esporte, Lazer e Juventude, Mário Augusto Fontoura Júnior; da Comunicação Social, Cinthia Genguini; da Saúde, Beatriz Battistella; de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; e de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz.
Estavam presentes também o controlador-geral do Município, Daniel Falcão; os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, Curitiba S/A, Marcelo Linhares Frehse, e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella; além dos assessores do gabinete do prefeito Lucas Navarro de Souza (articulação política), Cibele Fernandes Dias (jurídico), Francisco José de Assis (chefe de Gabinete), Juliana Cruz Lima (secretária do prefeito) e dos administradores regionais Bruna Nowak (Matriz) e Gerson Gunha (Portão).
Compareceram também o secretário de Estado de Turismo do Paraná, Márcio Nunes; o arcebispo de Curitiba, José Antônio Peruzzo; o reitor da PUC/PR, Rogério Mateucci; padre Marcos Honório (Catedral Metropolitana de Curitiba); e os vereadores Mauro Bobato, Tânia Guerreiro, Márcio Barros e Bruno Pessuti.
A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, Minipreço,Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, Grupo Air, Hard Rock Café, Restaurante Madalosso, Servopa, PUC/Marista e Compagas.
Informações: SMCS
Assista:
Confira mais imagens em nossa galeria:
Comments