“Cadê a Perna do Pererê?” foi distribuída a crianças de Quilombo Palmital dos Pretos e agora está disponível em livrarias de Curitiba.
Fazendo o caminho inverso ao da maioria das obras literárias – geralmente lançadas na Capital –, o livro “Cadê a Perna do Pererê?”, de Joanita Ramos com ilustrações de Márcia Széliga, foi primeiro distribuído gratuitamente para as crianças do Quilombo Palmital do Pretos e de escolas públicas do município de Campo Largo, para depois chegar a Curitiba pelas livrarias Arte & Letra e Vertov.
“O sentido dessa inversão de rota se explica quando se abre o livro, pois ele foi concebido para que as crianças pretas, especialmente as meninas, e também as crianças com deficiência, encontrem uma protagonista com quem possam se identificar” – diz a autora – alegando que não poderia dar outra prioridade para o lançamento que não fosse o Quilombo e o público de crianças “diferentes”.
Além disso – justifica – a primeira tiragem do livro, de mil exemplares, foi feita para ser distribuída gratuitamente. Ela foi viabilizada pelo Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, contando com apoio da Prefeitura de Campo Largo. “Mas como muitas pessoas de outras cidades me procuraram, querendo adquiri-lo, fizemos uma tiragem extra, pela editora Cântaro, para atender a esse público consumidor”, diz a escritora.
Em “Cadê a Perna do Pererê?”, a personagem Sofia é uma leitora atenta e sensível, que usa a inteligência e a capacidade de se comunicar e se relacionar afetivamente com a avó, para criar, ela mesma, modos de buscar um personagem com que possa se identificar. Ao descobrir que o mito Saci Pererê não tem uma perna, a menina pede ao Negrinho do Pastoreio que vá em busca do membro perdido. O livro conta a saga desta busca, que termina num final feliz para Sofia e para o Saci Pererê.
SERVIÇO:
“Cadê a perna do Pererê?”
Livrarias Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2011) e Vertov (Rua Visconde do Rio Branco, 835 - Sobreloja). Curitiba, PR
Lançamentos em escolas ou outras cidades e em instituições, bem como encontros com a autora ou fornecimento em grandes quantidades, podem ser tratados pelo WhatsApp 41 99151-9555.
Informações: PERFIL comunicação e cultura
Comments