top of page
Toca Cultural

Livro “Maragatos - A Guerra Civil no Paraná” é lançado em Ponta Grossa

Obra é resultado de uma pesquisa de duas décadas, feita pelo autor Josué Corrêa Fernandes; lançamento será na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa.

Livro Maragatos (Foto: Rodrigo Duarte)

Após cerca de duas décadas de pesquisa e de cinco anos de escrita, o livro “Maragatos - A Guerra Civil no Paraná” será lançado no Paraná, contribuindo com mais informações e reflexões (algumas até então inéditas) sobre a Revolução Federalista, que completa 130 anos de seu término. O lançamento será realizado em 17 de maio (sexta-feira) às 19h30, em um coquetel na sede da ACIPG - Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, com presença do autor, o advogado Josué Corrêa Fernandes, que ocupou diversos cargos públicos no Paraná e foi um dos fundadores e também presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais (1999).

 

“Maragatos - A Guerra Civil no Paraná” traça um amplo retrato do período em que a Revolução Federalista estourou no Sul do Brasil, entre 1893 e 1895, inicialmente no Rio Grande do Sul, espalhando-se depois para os estados de Santa Catarina e Paraná. A obra aborda, sobretudo, os impactos deste acontecimento histórico no território paranaense, incluindo estratégias políticas, o movimento das tropas dos federalistas "maragatos" e dos republicanos "pica-paus", a violência e as injustiças do conflito armado.

 

Além do enfoque paranaense, traz como diferencial informações inéditas acerca do conflito (extraída de diversos documentos e publicações pesquisados pelo autor) e dá voz para personagens que até então foram pouco favorecidos em boa parte dos relatos históricos já lançados. “Juntei muita bibliografia e documentos relacionados e cheguei à conclusão de que a história a respeito da intervenção dos federalistas, especialmente no Paraná, não fazia justiça a esses revolucionários. Tanto na época que antecedeu a revolução, como depois”, afirma o autor Josué Corrêa Fernandes.

 

Entre os muitos episódios ocorridos no Paraná, alguns dos mais conhecidos são o Cerco da Lapa e o fuzilamento do Barão do Serro Azul. “O livro é fruto de 20 anos de pesquisa, feita de forma cuidadosa, porque o assunto suscita paixões até hoje”, explica Josué, que defende a ideia de que o acontecimento não foi apenas uma revolução. “Foi uma guerra civil, que envolveu os três estados do Sul do Brasil e deixou um passivo de cerca de 20 mil mortos”, relata.

 

O autor, Josué Corrêa Fernandes | Foto: Edson Luiz

Nessas duas décadas, foi possível compilar os acontecimentos de um viés mais profundo, dando voz aos personagens que, de fato, não receberam o justo reconhecimento pela participação honrosa e  repleta de ideais. “O objetivo não é o de fazer  a defesa dos maragatos, mas sim colocar histórias dos federalistas do Paraná de uma forma adequada, baseada em documentos, de modo a que não passassem a ser considerados meros degoladores ou pessoas sem idealismo”, explica Josué.

 

“Maragatos - A Guerra Civil no Paraná” tem 460 páginas, divididas em 27 capítulos. Ao final, traz um caderno de fotos históricas, com 34 páginas e uma seção de anexo, com 104 páginas, em que são reproduzidos textos de documentos de época, com grafia adaptada à ortografia do português-brasileiro contemporâneo. O volume conta ainda com um design arrojado e atrativo, impresso em papel pólen.

 

Sobre o autor

Josué Corrêa Fernandes nasceu em Prudentópolis (PR), em 1947, cidade da qual foi vereador e prefeito na juventude. Formado em Direito, inicialmente advogou e depois ingressou na magistratura do Estado do Paraná. Ainda, na área do serviço público, exerceu o cargo de Secretário de Administração e Negócios Jurídicos de Ponta Grossa em três gestões municipais. No campo literário, foi um dos fundadores e também presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais (1999).

 

Entusiasta da história do Paraná, escreveu algumas obras a respeito: “Saga da Esperança — Trajetória do dr. Jean-Maurice Faivre”, “Corina Portugal — História de Sangue & Luz”, “O Alfange e o Centeio — Crônicas da Imigração Eslava”, “Das Colinas do Pitangui — Contos Princesinos”, “Ponta Grossa — História Mínima”, “Prudentópolis — 100 Anos” (em coautoria com Francisco Guil e Audrey Farah), “Nossa História —Genealogia da família Correia Fernandez” e “Como Folhas de Outono —Memórias”. Atualmente, é colunista do jornal Diário dos Campos, de Ponta Grossa.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Maragatos - A Guerra Civil no Paraná”, com presença do autor Josué Corrêa Fernandes

Data: 17 de maio de 2024 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: ACIPG - Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa

Endereço: Av. Visc. de Taunay, 1855 - Ronda, Ponta Grossa – PR


Após o lançamento, o livro estará à venda em Curitiba na Livraria do Chain.



Informações: Rodrigo Duarte

40 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page