top of page

Músico curitibano Valderilio Feijó lança EP "Bato à Porta do Universo"

  • Foto do escritor: Toca Cultural
    Toca Cultural
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Trabalho autoral já está disponível nas plataformas de streaming.

Valderilio Feijó Divulgacao
Valderilio Feijó lança primeiro EP "Bato à Porta do Universo" | Foto: Divulgação

O médico, músico e compositor Valderilio Feijó Azevedo anuncia o lançamento do seu primeiro EP, "Bato à Porta do Universo", em todas as plataformas digitais. Um trabalho que une sensibilidade e profundidade em quatro faixas autorais, o projeto reflete sua paixão pela música e sua conexão com temas universais, apresentando composições que transitam entre a suavidade poética e a força emocional das melodias.


A capa do novo EP, criada pelo artista, resgata uma memória especial da infância do músico. A imagem é uma composição baseada em uma foto tirada quando ele tinha apenas 7 anos, em 1970, segurando uma mini-guitarra elétrica. Ao fundo, um cenário cósmico simboliza um desejo que atravessa o tempo: que a ciência e a arte nos ajudem a compreender melhor os mistérios da vida e do universo.

“Esse garotinho sou eu. E, de certa forma, meus pensamentos sobre os enigmas do cosmos continuam os mesmos, apenas mais sofisticados após anos de estudo. A música e a arte sempre foram minha ponte para atravessar esses questionamentos sem tanto sofrimento”, comenta o compositor.

O músico e instrumentista define sua música como MPB, mas confessa sua paixão pelo rock clássico dos anos 60 e 70. Considerado beatlemaníaco, Valderilio foi membro da  banda Os Metralhas, grupo que interpretava covers dos Beatles e participou de várias edições da International Beatle Week em Liverpool, na Inglaterra.


Além das faixas do EP, em 2022, Valderilio realizou um emocionante projeto audiovisual em parceria com a Humanitas, a Igreja Católica e a iniciativa United24, dedicada à reconstrução da Ucrânia e às crianças da zona de guerra. O vídeo "Christmas in Kyiv" traz uma composição inédita do artista, com arranjos de cordas assinados pelo maestro Alberto Heller, de Santa Catarina.


A gravação assinada pela Gravadora Gramofone, de Curitiba, foi realizada na imponente Catedral Ucraniana São João Batista, na capital paranaense, uma igreja apostólica romana, e contou com a produção em parceria com Ricardo Borges Janotto. O projeto ainda teve a participação especial do renomado violinista e maestro Cacio Araújo, além de talentosos músicos como Ana Maria Clavijo, Marcelo Lemos, Laurimar da Silva Junior, Caik Rodrigues da Silva, Jader Ferreira Mendes da Cruz, Louise Frey, Nathalia Sacramento Alves, Raquel Cordeiro e Nataly Ianiski.


Assista:


Em 2023, Valderilio compôs a canção Primavera de Curitiba, em homenagem aos 330 anos da cidade. A convite das autoridades locais, o cantor apresentou a música em celebração à data.


Assista:


Valderilio descobriu a música ainda na infância e, aos 13 anos, venceu um festival de composição de samba no Rio de Janeiro. Sua trajetória artística sempre esteve entrelaçada com sua carreira na medicina, buscando unir a arte e a ciência em suas composições. Além disso, seu filho, Janluska, seguiu os passos na música, tornando-se um renomado produtor musical, responsável por trabalhos de diversos artistas como Terno Rei, Jovem Dionísio, Bruna Mendez, Samuel Rosa, Jean Tassy e Jade Baraldo. Em 2021, foi indicado ao Latin Grammy com o disco Chegamos Sozinhos em Casa, da banda Tuyo na categoria "melhor álbum de pop contemporâneo".


Em 2024, Janluska foi indicado ao Latin Grammy pela produção do disco da cantora Mariana Nolasco na categoria melhor engenharia de som. Atualmente, acompanha Marina Sena como guitarrista.


Além de sua carreira musical, Valderilio acaba de ser eleito como o novo presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O reumatologista tem uma trajetória dedicada ao avanço da Medicina e foi presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia. Além disso, é professor associado em reumatologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo sido coordenador da Comissão de Artrite Psoriásica e biotecnologia da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e segundo secretário da entidade. 


O EP "Bato à Porta do Universo" já pode ser ouvido em todas as plataformas digitais.



Informações: Adriana Baldin

 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page