O espetáculo, que cumpre temporada em Curitiba nos dia 28 e 29 de setembro (Teatro UP Experience), é sucesso no mundo todo.
Após 10 anos afastado dos palcos, Osmar Prado está de volta ao teatro em um texto clássico e contundente do espanhol Rodolf Sirera, um dos dramaturgos contemporâneos de maior renome na Europa. Em “O Veneno do Teatro”, que cumpre temporada nos dias 28 e 29 de setembro, às 20 horas, no Teatro UP Experience, o artista divide a cena com o premiado ator Maurício Machado.
Sucesso de público e crítica por todo país, esse suspense surpreendente, dirigido por Eduardo Figueiredo, mostra as reviravoltas na vida de um ator chamado Gabriel de Beaumont (Maurício Machado), que é convidado por um excêntrico Marquês (Osmar Prado) para interpretar uma peça teatral de sua autoria. No encontro, o Marquês, por meio de um jogo psicológico, passa a controlar o ator. Depois de muitas surpresas, o Marquês revela-se um psicopata capaz de qualquer coisa para atingir seu objetivo.
O espetáculo é todo pontuado com música ao vivo, executada pelo violoncelista Matias Roque, e tem direito a momentos de muito humor e sarcasmo. Encenado em mais de 60 países (Espanha, Inglaterra, França, Venezuela, Polônia, Grécia, Porto Rico, Argentina, México, Estados Unidos e Japão, entre outras nações), “O Veneno do Teatro” coleciona prêmios mundo afora.
O espetáculo foi escrito na década de 1970, após a ditadura de Franco no início do processo democrático na Espanha, e se passa na França em 1784, na fase pré-Revolução Francesa, ressaltando o período neoclassicista.
A versão brasileira assume uma postura atemporal, inspirada na década de 1920 em Paris. O texto de Sirera já foi traduzido para o inglês e outros inúmeros idiomas.
“O Veneno do Teatro” propõe uma reflexão pertinente sobre a ética, estética, as máscaras das convenções sociais, o jogo do poder. Em suma, destaca a necessidade do autoconhecimento tão latente em todos nós, dentro dos limites da realidade e da ficção.
Sobre Osmar Prado
Um dos mais prestigiados atores brasileiros, Osmar Prado recebeu vários prêmios, incluindo três Prêmios APCA, um Prêmio Guarani, dois Prêmios Qualidade Brasil e um Troféu Imprensa.
O ator se consagrou como um dos maiores atores do teatro e da teledramaturgia brasileira, sendo um dos nomes mais recorrentes nas produções da TV Globo.
No cinema, se destacou no filme histórico “Desmundo” (2003), como Francisco de Albuquerque, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Prêmio Guarani de Melhor Ator Coadjuvante. Interpretou o presidente Getúlio Vargas no filme biográfico “Olga” (2004), recebendo elogios por sua atuação, que lhe rendeu o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Ator Coadjuvante em Cinema. Em “10 Segundos para Vencer" (2019), Osmar recebeu aclamação por sua atuação como o treinador Kid Jofre. Por esse papel, ele foi eleito Melhor Ator pelo Festival de Gramado e venceu o Prêmio Guarani de Melhor Ator Coadjuvante.
Em sua carreira se destacou diversas vezes por sua versatilidade na atuação. Entre seus papéis notáveis nesse período, incluem-se o dependente químico Lobato em “O Clone” (2001), o divertido Margarido em “Chocolate com Pimenta” (2003), o Pai na antológica minissérie “Hoje É Dia de Maria” (2005), o poderoso Cícero em “Ciranda de Pedra” (2008) e o coronel Epaminondas Napoleão em “Meu Pedacinho de Chão” (2014). O seu último trabalho de sucesso na telinha foi na novela “Pantanal” (2022), na qual interpretou o Velho do Rio.
Serviço:
“O Veneno do Teatro”
Temporada em Curitiba
Dias 28/09 e 29/09, sábado e domingo, às 20 horas
Abertura do local: 19h
Local: Teatro Up Experience (Universidade Positivo - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Estacionamento 8 - Campo Comprido, Curitiba)
Ingressos: de R$ 56,50 a R$ 113 **
**Valores já com a taxa de conveniência do Disk Ingressos
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Compra de ingressos: Disk Ingressos
Produção local: Little John Entretenimento
FICHA TÉCNICA/SERVIÇO
Texto: Rodolf Sirera
Tradução: Hugo Coelho
Direção: Eduardo Figueiredo
Elenco: Osmar Prado e Maurício Machado
Músico: Matias Roque Fideles
Direção Musical e Trilha: Guga Stroeter
Cenário e figurinos: Kleber Montanheiro
Desenho de Luz: Paulo Denizot
Informações: Cristiano Luiz Freitas
Comments