top of page
Toca Cultural

“O Veneno do Teatro” marca a volta de Osmar Prado aos palcos após 10 anos 

O espetáculo, que cumpre temporada em Curitiba nos dia 28 e 29 de setembro (Teatro UP Experience), é sucesso no mundo todo.

Osmar Prado e Maurício Machado | Foto: Priscilla Prade

Após 10 anos afastado dos palcos, Osmar Prado está de volta ao teatro  em um texto clássico e contundente do espanhol Rodolf Sirera, um dos dramaturgos contemporâneos de maior renome na Europa. Em “O Veneno do Teatro”, que cumpre temporada nos dias 28 e 29 de setembro, às 20 horas, no Teatro UP Experience, o artista divide a cena com o premiado ator Maurício Machado.


Sucesso de público e crítica por todo país, esse suspense surpreendente, dirigido por Eduardo Figueiredo, mostra as reviravoltas na vida de um ator chamado Gabriel de Beaumont (Maurício Machado), que é convidado por um excêntrico Marquês (Osmar Prado) para interpretar uma peça teatral de sua autoria. No encontro, o Marquês, por meio de um jogo psicológico, passa a controlar o ator. Depois de muitas surpresas, o Marquês revela-se um psicopata capaz de qualquer coisa para atingir seu objetivo. 


O espetáculo é todo pontuado com música ao vivo, executada pelo violoncelista Matias Roque, e tem direito a momentos de muito humor e sarcasmo. Encenado em mais de 60 países (Espanha, Inglaterra, França, Venezuela, Polônia, Grécia, Porto Rico, Argentina, México, Estados Unidos e Japão, entre outras nações), “O Veneno do Teatro” coleciona prêmios mundo afora. 


O espetáculo foi escrito na década de 1970, após a ditadura de Franco no início do processo democrático na Espanha, e se passa na França em 1784, na fase pré-Revolução Francesa, ressaltando o período neoclassicista.


A versão brasileira assume uma postura atemporal, inspirada na década de 1920 em Paris. O texto de Sirera já foi traduzido para o inglês e outros inúmeros idiomas.


“O Veneno do Teatro” propõe uma reflexão pertinente sobre a ética, estética, as máscaras das convenções sociais, o jogo do poder. Em suma, destaca a necessidade do autoconhecimento tão latente em todos nós, dentro dos limites da realidade e da ficção.


Sobre Osmar Prado 

Um dos mais prestigiados atores brasileiros, Osmar Prado recebeu vários prêmios, incluindo três Prêmios APCA, um Prêmio Guarani, dois Prêmios Qualidade Brasil e um Troféu Imprensa.

O ator se consagrou como um dos maiores atores do teatro e da teledramaturgia brasileira, sendo um dos nomes mais recorrentes nas produções da TV Globo.

Osmar Prado e Maurício Machado | Foto: Priscilla Prade

No cinema, se destacou no filme histórico “Desmundo” (2003), como Francisco de Albuquerque, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Prêmio Guarani de Melhor Ator Coadjuvante. Interpretou o presidente Getúlio Vargas no filme biográfico “Olga” (2004), recebendo elogios por sua atuação, que lhe rendeu o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Ator Coadjuvante em Cinema. Em “10 Segundos para Vencer" (2019), Osmar recebeu aclamação por sua atuação como o treinador Kid Jofre. Por esse papel, ele foi eleito Melhor Ator pelo Festival de Gramado e venceu o Prêmio Guarani de Melhor Ator Coadjuvante.


Em sua carreira se destacou diversas vezes por sua versatilidade na atuação. Entre seus papéis notáveis nesse período, incluem-se o dependente químico Lobato em “O Clone” (2001), o divertido Margarido em “Chocolate com Pimenta” (2003), o Pai na antológica minissérie “Hoje É Dia de Maria” (2005), o poderoso Cícero em “Ciranda de Pedra” (2008) e o coronel Epaminondas Napoleão em “Meu Pedacinho de Chão” (2014). O seu último trabalho de sucesso na telinha foi na novela “Pantanal” (2022),  na qual interpretou o Velho do Rio.


Serviço:

“O Veneno do Teatro”

Temporada em Curitiba 

Dias 28/09 e 29/09, sábado e domingo, às 20 horas

Abertura do local: 19h

Local:  Teatro Up Experience (Universidade Positivo - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Estacionamento 8 - Campo Comprido, Curitiba)

Ingressos: de R$ 56,50 a R$ 113 **

**Valores já com a taxa de conveniência do Disk Ingressos

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Compra de ingressos:  Disk Ingressos

Produção local: Little John Entretenimento


 FICHA TÉCNICA/SERVIÇO

Texto: Rodolf Sirera

Tradução: Hugo Coelho

Direção: Eduardo Figueiredo

Elenco: Osmar Prado e Maurício Machado

Músico: Matias Roque Fideles

Direção Musical e Trilha: Guga Stroeter 

Cenário e figurinos: Kleber Montanheiro 

Desenho de Luz: Paulo Denizot



Informações: Cristiano Luiz Freitas


17 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page