Filme paranaense retrata transição de jovem com síndrome de Down para a vida adulta.
Pietra Silvestri, a primeira brasileira com síndrome de Down a conquistar o DRT em uma instituição pública — o curso técnico em Artes Cênicas do Colégio Estadual do Paraná —, dá mais um passo marcante em sua trajetória ao integrar o elenco do curta-metragem As Medalhas de André.
A produção, gravada no início de dezembro em Campo Largo, é dirigida por Faahbio e destaca a rotina de André, um jovem independente com síndrome de Down, que busca superar seus próprios limites enquanto lida com as nuances da vida adulta. Pietra interpreta a jovem por quem André (Arthur Sepryano) é apaixonado, trazendo ao papel sua autenticidade e carisma únicos.
O filme, produzido por meio da Lei Paulo Gustavo de Campo Largo, não apenas quebra estereótipos ao retratar a deficiência como um detalhe, mas também celebra a inclusão no mercado audiovisual. Com uma equipe formada majoritariamente por minorias, As Medalhas de André é um convite à reflexão sobre autonomia e a normalização de diferentes histórias de vida.
O diretor destaca o profissionalismo dos quatro atores com síndrome de Down. “Fazer essa direção foi o melhor desafio que eu podia ter tido na minha vida. O amor que eles emanam tornou o set um ambiente muito confortável. E a Pietra reforçou isso ainda mais, uma garota incrível, superamorosa e extremamente profissional”, afirma Faahbio.
O filme, que contou com quatro atores com com síndrome de Down, tem direção de fotografia de Lucas Kolombeski e produção executiva de Martha Chapieski. A estreia está prevista em evento de audiovisual, no primeiro semestre de 2025. Para saber mais, acompanhe a atriz no perfil do Instagram: @pieta.silvestri
"Foi muito especial viver essa experiência. Espero que as pessoas vejam que todos nós podemos realizar nossos sonhos", afirma Pietra.
Em 2023, Pietra participou das gravações de “Colegas 2”, de Marcelo Galvão, que narra as aventuras de um grupo de jovens com síndrome de Down que viaja escondido dos pais. O filme estreia nacionalmente em 2025. Além de reforçar a luta por representatividade no cinema, a participação da jovem é mais um passo rumo ao seu grande sonho. “Quero ser protagonista de um filme”, afirma, com convicção.
Além de atriz, Pietra Silvestre é modelo e digital influencer. Ela conta com mais de 1,3 milhão de seguidores somando redes sociais como Tiktok, Instagram, Facebook, YouTube e Threads, onde compartilha seus desafios e suas conquistas e dá exemplo diário de uma vida inclusiva e plena. A jovem também é embaixadora do TRE-PR, no qual exerce o trabalho voluntário de sensibilizar PcDs a participarem das eleições.
Informações: Dani Brito
Komentar