As apresentações serão esta semana, dias 19 a 23 de março, e contam também com o Quarteto de Cordas Brasil Opus Música, regido pelo maestro Eduardo Martinelli, e a cantora brasileira Virgínia Rodrigues.

Os ritmos da música brasileira ganham vida com o projeto "Viola e Batuque", que apresenta o baiano Marco Lobo e o sul-mato-grossense Marcos Assunção em um espetáculo de música instrumental. As apresentações acontecem na CAIXA CULTURAL em Curitiba, de 19 a 23 de março.
Marco Lobo, percussionista e Marcos Assunção, mestre da viola caipira, se destacam pela forte conexão com a cultura brasileira e sua musicalidade. Juntos, criam uma harmonia instrumental que reflete a rica diversidade do patrimônio musical do Brasil.
"Nossa música é uma jornada pelos sons do Brasil, do regional ao sofisticado. Então nada melhor que compartilhar a magia dos instrumentos, como o berimbau, pandeiro e a viola caipira, com o público curitibano”, revela o percussionista Marco Lobo.
O projeto "Viola e Batuque” apresenta os sons da viola caipira, violão de 7 cordas, berimbau, pandeiro e outros instrumentos tradicionais da percussão brasileira. O resultado é uma combinação de estilos regionais e sofisticados, influenciados pela música erudita e jazz. A colaboração entre Lobo e Assunção resultou no álbum "Viola e Batuque", lançado em agosto de 2023.
"A fusão de nossos backgrounds musicais proporcionou em um projeto único que soma a música popular e clássica. Nosso objetivo é preservar a beleza da música brasileira”, acrescenta Marcos Assunção.
As apresentações contam também com convidados especiais: o Quarteto de Cordas Brasil Opus Música, com arranjos e regência do maestro Eduardo Martinelli, e a cantora brasileira Virgínia Rodrigues, que transita entre o popular e o erudito. A cantora, que tem uma parceria de mais de 20 anos com Marco Lobo, esteve em importantes festivais e casas de show do mundo inteiro, como no festival Wassermusik Black Atlantic Revisited (Berlim, Alemanha), no Museu Quai Branly (Paris, França), no Barbican (Londres, Inglaterra) entre outros.
O repertório do show inclui composições originais e releituras de clássicos de Johann Sebastian Bach, Almir Sater e Egberto Gismonti. Os arranjos criativos da dupla capturam a inspiração das diversas influências culturais do Brasil, que vão da polca paraguaia ao choro, do baião ao jazz.
No dia 22 de março, além do concerto haverá também uma sessão de bate-papo interativa com o público, proporcionando insights sobre o universo da viola caipira e da percussão. Nesta data, tanto o espetáculo quanto a interação pós-show serão com comunicação em Libras. Esta interação, inclusive, visa compartilhar conhecimentos e experiências, enriquecendo a compreensão do público sobre a música instrumental brasileira e suas diversas facetas.
Sobre Marco Lobo e Marcos Assunção:
Marco Lobo é um percussionista experiente, com mais de 40 anos de carreira, conhecido por suas performances dinâmicas e contribuições para a música brasileira. Marcos Assunção é um mestre da viola caipira, com uma carreira que se estende por mais de 20 anos. Juntos, eles trazem um enorme talento e paixão para o projeto "Viola e Batuque", preservando e celebrando as ricas tradições da música brasileira.
Serviço:
"Viola e Batuque"
Data: 19 a 23 de março de 2025 (quarta a domingo)
Horário: quarta a sábado às 20h, domingo às 19h
Local: Caixa Cultural de Curitiba, R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia entrada)
Informações: Marco Espanha
Kommentare