top of page

Sting se despede do Brasil com show na icônica Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba

Toca Cultural

Aos 73 anos, artista demonstrou que está em plena forma vocal e fez público se emocionar com interpretações do The Police.

Sting abriu apresentação com Message in a Bottle, do The Police (Foto: Toca Cultural)
Sting abriu apresentação com Message in a Bottle, do The Police (Foto: Toca Cultural)

Depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro, Sting se despediu do Brasil na capital paranaense, nesta terça-feira. Acompanhado do guitarrista virtuoso e colaborador de longa data, Dominic Miller, e do baterista dinâmico Chris Maas (Mumford & Sons, Maggie Rogers), Sting trouxe no repertório vários clássicos de sua carreira solo e do The Police - grupo que integrou de 1977 a 1984.


Nem a chuva - que fez o público correr atrás de capas plásticas depois de uma hora de show, tirou o brilho da noite, que mostrou uma performance impecável de Sting, hoje com 73 anos.

Chuva veio depois de uma hora de show e não atrapalhou o espetáculo (Foto: Toca Cultural)
Chuva veio depois de uma hora de show e não atrapalhou o espetáculo (Foto: Toca Cultural)

A turnê "STING 3.0" tem representado uma nova era para o cantor, que exibe seleções de seu vasto catálogo musical produzido nas últimas décadas.


O show começou pontualmente às 20h30, ao som de Message in a Bottle, sucesso de 1979, do The Police. Em seguida, Sting trouxe If I Ever Lose My Faith in You, gravada por ele em carreira solo, no álbum Ten Summoner's Tales, de 1993.


Englishman in New York, de 1987, trouxe muita nostalgia ao público 40+ e, em seguida, Sting já emendou Every Little Thing She Does Is Magic, do The Police, de 1981. Antes de iniciar Fields of Gold, de 1993, ele cumprimentou o público e arriscou umas palavras em português: "Estou muito feliz de estar aqui com vocês". E brincou dizendo que era só o que sabia falar na nossa língua.


Depois, mais adiante, o artista trouxe a canção Spirits In The Material World, com inserção "inédita" no repertório, até então, em seus shows dessa turnê no Brasil.


Walking on the Moon foi a canção mais recente apresentada no show (Foto: Toca Cultural)
Walking on the Moon foi a canção mais recente apresentada no show (Foto: Toca Cultural)

Também neste show apresentou I Wrote Your Name, música nova lançada há 5 meses. E, da canção mais recente, já voltou no tempo para 1979, com Walking on the Moon, outro sucesso do The Police.

E foi assim, passeando por sucessos de sua carreira, de ontem e de hoje, que o britânico não deixou ninguém parado ao longo de quase duas horas.


A propósito, já eram quase dez horas da noite quando Sting trouxe Desert Rose, sucesso "new age" de 1999, que estourou no Brasil por integrar a trilha sonora internacional da novela "O Clone". Gravada originalmente em parceria com o argelino Cheb Mami, a canção de Sting passeia pela cultura árabe, e sua interpretação, nesta terça-feira, foi um presente aos ouvidos do público em Curitiba.


Every Breath You Take veio pontualmente às dez da noite, e era uma das músicas mais aguardadas pelos fãs, que ecoaram a letra a plenos pulmões.


Seria o fim do show? Não, ainda não... Sting ainda tinha dois bônus guardados para essa finaleira, e veio com tudo nos acordes de Roxanne.


E agora sim, pra encerrar, Sting se sentou e, ao violão, interpretou Fragile, canção do seu segundo álbum solo de 1987. A letra é uma reflexão sobre a fragilidade da vida humana e a inutilidade da violência. Nos versos do refrão"On and on the rain will fall / Like tears from a star", ele traz a chuva como um símbolo de renovação e lágrimas, reforçando a ideia de que há sempre uma esperança, num apelo à consciência e à empatia, lembrando-nos da importância de valorizar a vida e rejeitar a violência.


O show terminou às 22h17 debaixo de uma chuva fina e uma sensação de satisfação e entusiasmo, pela oportunidade de termos presenciado mais um grande espetáculo, de um ícone da música internacional, na nossa capital paranaense.


Assista aos melhores momentos:


A turnê no Brasil foi apresentada pelo Santander Brasil, Heineken e realização da Live Nation BR. 


🎶 SETLIST EM CURITIBA:

  1. Message in a Bottle

  2. If I Ever Lose My Faith in You

  3. Englishman in New York

  4. Every Little Thing She Does Is Magic

  5. Fields of Gold

  6. Never Coming Home

  7. Synchronicity II

  8. Mad About You

  9. Spirits In The Material World

  10. Wrapped Around Your Finger

  11. Driven to Tears

  12. It's Probably Me

  13. Can’t Stand Losing You / Reggatta de Blanc

  14. Shape of My Heart

  15. I Wrote Your Name (Upon My Heart)

  16. Walking on the Moon

  17. So Lonely

  18. Desert Rose

  19. King of Pain

  20. Every Breath You Take

  21. Roxanne

  22. Fragile.


📍Próximos shows da turnê 3.0 pela América Latina:


Sex, Feb 21, 2025 Santiago, CL - Movistar Arena

Dom, Feb 23, 2025 Buenos Aires, AR - Movistar Arena

Qua, Feb 26, 2025 Lima, PE - Costa 21

Sex, Feb 28, 2025 Cuenca, EC - Estadio Alejandro Serrano Aguilar

Dom, Mar 2, 2025 Bogota, CO - Movistar Arena

Ter, Mar 4, 2025 Santo Domingo, DO - Mobile Arena

Sex, Mar 7, 2025 Mexico City, MX - Auditorio Nacional



Matéria escrita pela jornalista Lana Seganfredo

留言


留言功能已關閉。
bottom of page