“O que nos une” apresenta hoje, 17 de agosto, às 21h, no YouTube, minidocumentário sobre as tradições gregas no Paraná.
As danças gregas sempre movimentam as noites de apresentações no Festival Folclórico de Etnias do Paraná. As características dos figurinos, os adereços, os braços entrelaçados, unidos, os passos bem marcados, tudo isso juntamente ao ritmo das músicas e daquele sorriso no rosto de cada um dos componentes do Grupo, envolvem o cenário de confraternização. Sim, sempre parece uma festa!
Mas pelo segundo ano consecutivo, o público do Teatro Guaíra não terá a sensação de euforia diante desse repertório de danças, que sempre inspira e encanta. Uma apresentação que sempre encerra com o quebra-pratos da "Dança de Zorba", o "Syrtaki", tradicional coreografia grega que já é praticamente um ritual dentro da programação do Festival. Um movimento simbólico, onde são quebrados milhares de pratos cenográficos (literalmente) para jogar fora todas as coisas ruins das nossas vidas.
A Toca Cultural conversou com Maria Alice Atherino Borges dos Reis, do Grupo Folclórico Grego Neolea do Paraná, que deixou uma mensagem de otimismo em relação ao futuro.
“Nossa mensagem é de carinho e respeito por aqueles que sofreram alguma perda em seus grupos. E otimismo! Temos certeza que tudo vai passar e logo estaremos confraternizando novamente em breve”.
Tem sido um período difícil, que exige distanciamento social e isso dificulta até mesmo os ensaios presenciais. Maria Alice conta que o grupo também está sentindo muita falta das confraternizações, mas que no momento não é possível retomar tudo isso.
“Optamos por não voltar, pois nossas danças, em sua maioria, são em conjunto e temos muitos jovens que ainda não tomaram a vacina. Graças a Deus não tivemos nenhuma perda, e seguimos confiantes.
O Grupo apresenta um pouco mais sobre as tradições gregas na noite desta terça-feira, 17 de agosto, a partir das 21h, no canal do YouTube da AINTEPAR. O vídeo integra a programação do evento virtual “O que nos Une”, realizada este ano pela associação, para marcar o mês do folclore.
Inscreva-se no canal e programe-se para assistir ao vídeo produzido pelo Neolea nesta noite:
Confira os próximos vídeos:
18 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO ALTE HEIMAT
19 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H
CENTRO DE TRADIÇÕES BRASILEIRAS QUERÊNCIA SANTA MÔNICA
20 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO UCRANIANO POLTAVA
21 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H
ORIGINAL EINIGKEIT TANZGRUPPE
22 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ÍTALO-BRASILEIRO DE SANTA FELICIDADE
23 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO RAÍZES DE BOLÍVIA
24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H
FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK
25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS
26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA
27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA
28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS
29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA
30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ
Comments